Mobilização marca o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED), vinculado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura, realiza terça-feira, 03, uma mobilização com ênfase ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A ação está a cargo da Comissão de Mobilização, Articulação, Divulgação e Acompanhamento das Políticas Públicas.

 

O ato está marcado para a Praça da Independência, no período das 07h30 às 10h30, com participação inclusive de alunos da rede de ensino de Corumbá. A primeira atividade será uma caminhada pelas ruas centrais da cidade às 08 horas, após um aquecimento a cargo de uma educadora física. A fanfarra da APAE participa do evento que terá como trajeto as ruas Frei Mariano, Delamare e 15 de Novembro, retornando à Praça da Independência. O encerramento da mobilização será com apresentações culturais.

 

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é uma data comemorativa instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos a respeito da à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas.

 

A data visa buscar o envolvimento das pessoas com deficiência e suas organizações; celebrar a experiência e perícia; conscientizar sobre assuntos de deficiência; promover os direitos humanos de todas as pessoas com deficiência; bem como eliminar barreiras para criar uma sociedade acessível e inclusiva para todos.