Izabel Corrêa e escola de Ladário conquistam títulos no Concurso de Bandas

Promovido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, da Secretaria de Educação e da Fundação de Cultura, o XIV Concurso de Fanfarras reuniu 12 escolas da cidade e uma de Ladário. O evento aconteceu no último sábado, 14, no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató e integrou a programação do Juventude na Praça.

 

Na categoria infanto-juvenil, a primeira colocada foi a Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio, de Ladário, que recebeu o troféu das mãos do prefeito Paulo Duarte e da primeira-dama e diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini

 

Com as músicas Largadinho, de Cláudia Leitte, e Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, a instituição de ensino somou 325,5. “É uma grande alegria pra gente poder participar dessa competição”, comentou o professor Ivomar Ribeiro, regente da banda de percussão. “Foram três meses de muito ensaio, de muita dedicação e que valeram muito a pena. Os alunos estão de parabéns”, completou.

 

Com 233,5 pontos, a Escola Municipal Barão do Rio Branco e recebeu o troféu da secretária de Assistência e Cidadania, Andrea Ulle. A secretária de Educação, Roseane Limoeiro, entregou a taça de terceiro colocado aos alunos da Escola Estadual Castro Brasil, que somou 198,3 pontos em sua apresentação.

 

Senior

 

No Senior, o troféu de campeã ficou com a Escola Municipal Izabel Corrêa. “Ensaiamos muito. Foi preciso muita atenção e felizmente deu tudo certo”, destacou o regente Herlandes Rodrigues de Arruda, que conquistou seu sétimo título particular e o segundo do Izabel Corrêa. A escola marcou 341 pontos com a exibição das músicas A manteiga, do grupo Terra Samba, e Vamos fazer festa, do conjunto musical gaúcho Tchê Garotos.

 

O segundo lugar ficou com a Escola Estadual Nathércia Pompeu dos Santos, com 318 pontos. A escola Municipal Luiz Feitosa Rodrigues foi a terceira, com 281,4. O prêmio individual de melhor baliza ficou com Maira Castelo, do Barão do Rio Branco. Cada fanfarra teve 10 minutos para se apresentar durante o concurso. As melhores foram escolhidas por um júri de 8 pessoas que avaliaram apresentação e musical.

 

O primeiro quesito valeu de 0 a 20 pontos e o segundo de 0 a 10 pontos. No quesito Musical, foram avaliados os critérios afinação, ritmo, dinâmica, equilíbrio sonoro e escolha de repertório! No quesito Apresentação, foram considerados os critérios de uniformidade instrumental, expressão, formação e evolução e criatividade.