Em encontro com moradores, Prefeitura anuncia melhorias na Cervejaria

Mais médicos, recuperação de ruas e alamedas, além de ações de conscientização para manter a limpeza do bairro, foram algumas das benfeitorias anunciadas na tarde da quarta-feira, 18, pela equipe do prefeito Paulo Duarte aos moradores da Cervejaria. As novidades foram apresentadas durante um encontro com a comunidade, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS III), como parte do programa Olhar de Perto, idealizado pelo Chefe do Executivo corumbaense, com a proposta de aproximar ainda mais a administração municipal da população.

 

E o resultado desta nova edição do programa não poderia ter sido melhor. Além da oportunidade de ouvir e conhecer os principais anseios da comunidade, os titulares das pastas de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos; Saúde; Meio Ambiente, e Assistência Social e Cidadania, confirmaram uma série de benefícios que já começam apresentar resultados positivos.

 

E uma das primeiras conquistas da Cervejaria está ligada diretamente à Unidade de Saúde Ênio Cunha. “A partir de amanhã (hoje), vocês passam a contar com mais um a médica que vai reforçar a equipe do Ênio Cunha. É uma profissional de Cuba, do programa Mais Médicos lançado pelo presidenta Dilma, que o prefeito Paulo Duarte trouxe para Corumbá. Ela somente não está aqui presente, para ser apresentada a vocês, porque está participando de uma capacitação ministrada pela equipe da Fiocruz”, anunciou a secretária Dinaci Ranzi.

 

A informação da titular da pasta de Saúde tranquilizou a artesã e Naudilene Ojeda (Xanduquinha), eu estava preocupada com os constantes comentários em relação à unidade de saúde do bairro, algumas até sobre fechamento do local. “Além de ampliar a equipe, o prefeito nos autorizou a implantar o Consultório de Rua que vai ter uma atuação importante aqui na Cervejaria, atendendo os moradores em situação de rua”, informou Dinaci.

 

O Consultório de Rua começa na Cervejaria e contará com uma equipe especializada. O médico responsável, conforme Dinaci, é um profissional cubano que integra o programa Mais Médico do Governo Federal.

 

Infraestrutura

 

Outra conquista da comunidade será a recuperação das ruas e alamedas existentes no bairro. O secretário de Infraestrutura, Luiz Mário Romão, fez um balanço da situação atual e informou que um cronograma de obras serão elaborado, para execução dos serviços necessários, não descartando uma ação emergencial para solucionar problemas mais graves.

 

E a recuperação das vias foi um pedido de boa parte dos moradores. Benjamina Sorria de Morais, Junilza Conceição dos Santos e Antônio Santos da Costa, intermediaram a solicitação ao secretário, pedindo também para que sejam executadas obras em algumas galerias que cortam o bairro, a céu aberto. A primeira intervenção será na existente entre a Escola Tilma Fernandes até a Baia do Tamengo.

 

Conscientização

 

Presente ao encontro, a diretora presidente da Fundação de Meio Ambiente, Luciene Deová, demonstrou grande preocupação com a destinação final do lixo. Ela e os secretários ouviram atentamente as reclamações dos moradores, dando conta que existem pessoas residentes na parte alta que jogam o lixo nas encostas e, com as chuvas, acaba indo para as galerias.

 

“Tem gente que joga lixo lá do alto em nosso quintal e nas galerias. Isso não pode acontecer”, comentou Antônio Costa que reside próximo a uma galeria. “Quando chove, o lixo vai para a galeria, entope tudo e fica horrível para a gente que mora na parte baixa”, reforçou.

 

Luciene informou que será realizado um trabalho de conscientização, de casa em casa, para evitar problemas como os atuais. A Prefeitura, inclusive, terá uma técnica que vai atuar diretamente no bairro, mantendo este contato com os moradores.

 

“Estamos trabalhando para embelezar o bairro. Nos próximos dias, por exemplo, o prefeito Paulo Duarte vem aqui, para entregar o novo Parque da Cacimba da Saúde. Vocês tem algum espaço aqui para seus filhos praticarem esporte? Não. Mas, na Cacimba terão uma quadra de futsal, de vôlei de areia, espaços importante para todos do bairro. E mais uma novidade: a Dinaci acaba de me informar aqui que a Prefeitura, em 2014, vai implantar uma academia de ginástica ao ar livre na Cacimba”, revelou. A notícia foi recebida com aplausos.

 

Antes de encerrar o encontro proporcionado pelo Olhar de Perto, a equipe fez uma solicitação aos moradores para que sejam parceiros, mantendo a limpeza do bairro. “Isto é de extrema importância principalmente agora, durante as chuvas, quando há proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Por isso peço a todos que sejam parceiros, mantendo a limpeza”, solicitou Deová.

 

Dinaci Ranzi reforçou o pedido. “A população deve ajudar, limpando seu quintal, eliminando possíveis criadouros do mosquito. Cuidem de seus quintais e fiquem de olho também no quintal do vizinho. Dengue não tem muro e não é responsabilidade só do Poder Público. Dengue é responsabilidade de  cada um de nós que moramos em Corumbá”, observou.

 

O subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Corrêa, que comandou a edição do programa, considerou extremamente positivo o encontro com os moradores que estavam no CRAS III também para celebrar o encerramentos das atividades de 2014. “Foi um excelente momento para ouvirmos os moradores, identificar os problemas que afligem esta comunidade, e buscar soluções”.

 

“O Olhar de Perto foi criado pelo prefeito para isto, para estar frente a frente com os moradores que conhecem os problemas do bairro. E aqui, tivemos a oportunidade de ter uma conversa franca, direto com os moradores e já avançamos, principalmente em questões ligadas à Saúde Pública”, comemorou.