Em Corumbá, vacinação contra raiva animal atinge 19,6 mil cães e gatos

Iniciada em outubro, a campanha de vacinação contra a raiva animal foi concluída pela Prefeitura de Corumbá com a imunização de um total de 19.640 animais entre cães e gatos. O número final foi divulgado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde, que foi responsável pelos trabalhos em toda a área urbana e rural do maior município pantaneiro.

 

Conforme o balanço final, a equipe do CCZ, durante a campanha, vacinou um total de 16.374 cães, 80,33% da população estimada, 20.383. Somente na área urbana foram imunizados 14.480, enquanto na zona rural, 1.894. A meta era vacinar 80%.

 

Já em relação aos gatos, de um total estimado de 4.077 animais, a Saúde vacinou 3.266, sendo 2.521 na área urbana e 745 na rural, 80,10%, ultrapassando a meta que era de 80%.

 

A campanha foi iniciada na segunda semana de outubro em toda área urbana da cidade, e fez parte de uma ação desencadeada no Município para prevenir e combater a doença na região.

 

A partir de agora, o CCZ inicia a fase de recuperação para vacinar aqueles animais cujos proprietários não se encontravam em seus domícilios. Para tanto, basta o interessado entrar em contato com o órgão, para acontecer a cobertura vacinal.

 

A campanha foi de casa a casa e atendeu os bairros da Nova Corumbá, Guanã, Kadwéus, Guató, Guarani, Jardim dos Estados, Popular Nova, Nossa Senhora de Fátima, Aeroporto, Dom Bosco, Generoso, Arthur Marinho, Cervejaria, Beira Rio, Borrowiski, Universitário, Maria Leite, Previsul, Industrial, Centro América, Popular Velha, Cristo Redentor, Cravo Vermelho, centro da cidade, além da zona rural.