Corumbá ganha mapa turístico em três idiomas e com linguagem comercial

Com tiragem inicial de 11 mil exemplares, o Mapa Turístico de Corumbá foi lançado pela Prefeitura Municipal de Corumbá, na tarde desta 5ª feira, 12 de dezembro, com a proposta de ser mais uma ferramenta para incrementar a evolução do setor na cidade.

 

O material foi produzido em parceira com o SEBRAE e está disponível em três idiomas: Português, Inglês e Espanhol. Com uma linguagem voltada para o mercado do Turismo, os mapas condensam informações sobre aspectos naturais, históricos e geográficos da região, bem como a distância entre as áreas turísticas do município.

 

Os mapas fazem uso do sistema internacional de pictogramas e serão disponibilizados para o trade turístico e para a população nos centros de atendimentos ao turista, no Centro de Convenções do Pantanal, na rodovia intermunicipal e na fronteira Brasil/Bolívia.

 

Durante o lançamento do mapa turístico, diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes, entregou ao prefeito Paulo Duarte os prêmios concedidos a Corumbá durante a última edição do Índice de Competitividade do Turismo Nacional. A premiação é desenvolvida pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas.

 

Corumbá se destacou no levantamento, que acontece a cada dois anos, como o município que se desenvolveu entre as não-capitais. O município pantaneiro foi destaque em quatro áreas: aspectos culturais, monitoramento (quantifica e monitora), infraestrutura geral, e políticas públicas.

 

“É uma coroação da forma de gestão adotada pelo prefeito Paulo Duarte. Isso é benéfico para Corumbá porque nos inserimos na pauta do Governo Federal que,hoje, reconhece e chancela Corumbá como pólo turístico do Centro-oeste brasileiro, credibilidade para o setor turístico local”, observou Hélènemarie ao apontar o que considera ter sido primordial para o bom resultado.

 

“Fizemos uma gestão pautada em planejamento, organização, monitoramentos e resultados efetivos para Corumbá, inclusive com visibilidade. Agora por esse índice já sabemos onde m ais fortemente temos que trabalhar ano que vem”, disse ao afirmar que novas ações seguirão para fortalecer ainda mais o setor.

 

Por sua vez, o prefeito Paulo Duarte destacou que medidas simples, mas eficazes contribuíram para o crescimento de destaque do setor turístico do município. “Nós avançamos fruto do trabalho de nossa equipe com coisas simples que foram feitas, mas com resultados efetivos, concretos como a implantação do Observatório do Turismo, o Receptivo do Carnaval e o próprio trabalho feito durante o Pantanal Extremo”, lembrou.

 

Ele reforçou o que vem sendo a tônica desde o início de sua gestão que colocou o Turismo como uma das atividades econômicas que podem conferir ao município mais desenvolvimento de forma sustentável.

 

“A saída para Corumbá melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram aqui é o Turismo. Claro que temos outras riquezas importantes naturais, como minério, o rebanho bovino, mas o grande atrativo é esse, é o que pode mudar a vida das pessoas para melhor, fazer com que tenham consciência de cuidar da cidade, envolver a população porque Turismo não pode ser somente para quem é de fora, temos que envolver a população local e fazer com que ela cuide da cidade”, analisou.

 

Ainda dentro das mais recentes ações para o Turismo, o prefeito lembrou: a inauguração do novo terminal rodoviário intermunicipal previsto para os próximos dias; a implantação do grupo de trabalho que será responsável pela realização de estudos, visando dar destinação adequada do Parque Maria Gattas; e a recuperação das estátuas da Via Sacra no Morro do Cruzeiro, além da implantação do Centro de Atendimento do Turista na fronteira com a Bolívia, esta última prevista ainda para este mês.