Corumbá empossa membros do Comitê Municipal do PNAIC em seminário

Dentro das ações para Educação, Corumbá passa a contar com um Comitê Municipal do PNAIC, cujos membros tomaram posse, na noite desta segunda-feira, 09 de dezembro, durante a realização do Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apropriação da Leitura e da Escrita.

 

Maria do Carmo Pereira de Arruda Brum, Dezanil Sorrilha, Maria Nóbrega, Anderson Dias Nunes, Hiltânia Aparecida de Almeida, Roselene Maria Silva Rodrigues e Nair Terezinha Gonzaga Rosa de Oliveira serão os responsáveis por promover a mobilização da comunidade escolar em torno das ações do PNAIC, bem como acompanhar a monitorar suas ações que garantam condições para o pleno funcionamento do Programa no município de Corumbá.

 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos Governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios em assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

 

Em Corumbá, 22 escolas da REME (Rede Municipal de Ensino) desenvolveram ações dentro da proposta do PNAIC. Foram unidades localizadas nos vários territórios contemplados pelo município: zona urbana, campo, além de escolas em pleno Pantanal.

 

Concomitantemente com as ações desenvolvidas nas unidades escolares, os professores alfabetizadores receberam formação ao longo de 2013, através de uma parceria da Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

“Esse pacto deu muito certo em Corumbá porque permitiu que o professor saísse da teoria, que ele deixasse a sala de aula e conseguisse aplicar todo o conhecimento com o apoio de uma equipe preparada e com vontade de fazer a diferença. Hoje, fico encantada ao ver nossas crianças lendo, manuseando livros. O resultado foi muito positivo, pois muitos professores participaram como ouvintes, mostrando a vontade de aprender, de adquirir conhecimento”, declarou a secretária municipal de Educação, Roseane Limoeiro.

 

Representando o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Márcia Rolon, lembrou a prazerosa, mas árdua tarefa do professor alfabetizador.

 

“Ser professor já é um desafio, é difícil, mas para ser alfabetizador tem que encantar, despertar esse encantamento na criança para realmente ter frutos. É obrigação nossa, a capacitação, estímulo. No momento que você vira estudante, a gente tem mais vontade de voltar para sala de aula e ensinar. Eu e o prefeito acreditamos muito nessas capacitações”, afirmou.

 

O evento foi encerrado com uma mesa-redonda composta pela professora doutora Anamaria Santana da Silva, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal; pela coordenadora Geral do PNAIC, professora doutora Sandra Aparecida Maques de Souza; e pela coordenadora adjunta do PNAIC, professora doutora Ana Lúcia Espíndola.

 

Nesta terça-feira, 10, a partir das 18h30 na quadra de esportes da Escola Municipal Barão do Rio Branco, está prevista uma exposição dos trabalhos realizados pelos professores alfabetizadores e avaliação da apresentação oral dos trabalhos selecionados pelo Comitê do PNAIC.