Com veículo próprio, CREAS vai qualificar atendimento em Corumbá

Nesta segunda feira, 23, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Corumbá recebeu um Fiat Doblô, zero quilômetro, que será utilizado pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

 

O veículo foi adquirido com recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) e foi repassado pelo secretário municipal de Governo, Marcio Cavasana, representando o prefeito Paulo Duarte.

 

De acordo com o subsecretário municipal de Assistência e Cidadania, Nilo Correa, o automóvel vai qualificar o atendimento oferecido pelo CREAS na cidade. “Principalmente na abordagem social e no encaminhamento das pessoas em situação de rua”, afirmou.

 

O carro também vai facilitar o acesso dos técnicos do Centro de Referência aos assentamentos da cidade.  “Em algumas situações, precisamos fazer o transporte de toda a família. E isso agora fica mais fácil com esse carro amplo”, explicou a coordenadora da instituição, Joneize Costa.

 

O CREAS oferta serviços de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais para o fortalecimento da função protetiva da família.

 

As atividades incluem desde a entrevista individual e familiar a atendimentos domiciliares, articulação com outras políticas públicas setoriais e abordagem social em vias públicas. Neste ano, Centro de Referência Especializado de Assistência Social atendeu, em média, de 250 a 300 pessoas por dia.

 

A equipe é composta por três assistentes sociais, duas psicólogas, quatro educadores sociais, um pedagogo e um advogado. Na parte das Medidas Sociais, são mais um psicólogo, um pedagogo e um assistente social.