Centro de Qualificação da Prefeitura encerra ano formando 709 trabalhadores

O Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco encerra o ano com mais 709 trabalhadores capacitados e com uma nova ferramenta que está contribuindo de forma positiva para a entrada destas pessoas no mercado de trabalho, o Banco de Oportunidades Municipal (BOM), instrumento criado pelo prefeito Paulo Duarte, como forma de auxiliar quem está buscando qualificação profissional na cidade.

 

O Centro Dom Bosco é uma instituição voltada à qualificação profissional mantida pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, em parceria com a Missão Salesiana.

 

Somente este ano, 709 pessoas concluíram cursos na instituição nas áreas de manicura e pedicura, unhas artísticas, cabeleireiro, escovista e penteados, secretariado, assistente administrativo, libras básico, panificação e confeitaria, salgados, informática básica e panificação caseira.

 

Segundo o gerente de Trabalho e de Capacitação Profissional, Dilson Fonseca, estes trabalhadores estão todos aptos a desenvolver atividades no mercado de trabalho ou mesmo se tornarem empreendedores individuais. “O balanço este ano foi altamente positivo e a tendência é que em 2014, a Prefeitura ofereça além dos já existentes, novos cursos para a comunidade, conforme orientação do prefeito Paulo Duarte, que tem sido seguido pela nossa secretária Andréa Cabral Ulle”, explicou.

 

O gerente lembra ainda que, este ano, o Centro Dom Bosco descentralizou suas ações, levando cursos para fora da sua sede, no Bairro Bosco, mais próximo da população. Foi dessa forma que a equipe de instrutores pode ministrar cursos nos Centros de Referência de Assistência Social, no Presídio Feminino, no Assentamento São Gabriel e ainda no Distrito de Albuquerque, atividades que teve à frente, o subsecretário da pasta e responsável pela Casa da Cidadania, Nilo Corrêa.

 

O coordenador administrativo do Centro, Ronney Jard, informou que o trabalho desenvolvido em 2013 foi uma vitória na longa caminhada da qualificação profissional. “Todos que concluíram os cursos, aumentaram suas possibilidade para gerar renda e ter melhor qualidade de vida”, enfatizou.

 

E quem se formou tem ainda uma importante ferramenta para auxiliá-lo no mercado de trabalho, que é o BOM. O primeiro passo é fazer o cadastro no Banco de Oportunidade, que ampliando as possibilidades para o trabalhador ter acesso ao mercado de trabalho, após as capacitações.

 

O BOM – Pantanal funciona no Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco, localizado na Rua 13 de Junho, 2660, Bairro Dom Bosco, onde o trabalhador capacidade deve se cadastrar.