Ações do PNAIC serão apresentadas durante seminário em Corumbá

Corumbá abre nesta segunda-feira, 09, o Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: “Apropriação da Leitura e da Escrita”.  O evento é realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e a abertura será às 18h30, no Centro Padre Ernesto de Promoção Humana e Ambiental (CENPER). A solenidade marca também a posse dos membros do Comitê Municipal do PNAIC, às 19h30.

 

A Prefeitura aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em 2013. Em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Pantanal (UFMS) realizou as formações de professores alfabetizadores e garantiu que os objetivos fossem cumpridos na busca de uma educação de qualidade para as crianças de cinco a oito anos, oportunizando aos professores, momentos de estudo, diálogo, reflexão e organização de uma prática pedagógica que privilegiasse a apropriação do conhecimento de alfabetizar  letrando, ensinar e  aprender a ler e a escrever a partir das práticas sociais da leitura e da escrita.

 

Segundo a coordenadora do PNAIC, Maria do Carmo P. de Arruda Brum, Assessora Técnica Pedagógica da Secretaria de Educação, as propostas formativas buscaram evidenciar e analisar as diferentes experiências profissionais e pessoais e os diversos interesses que configuraram os momentos de formação.

 

“Para tanto, foi proposto este Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que deverá ser um momento de apresentação e socialização das ações realizadas nas 23 escolas municipais das áreas urbanas, do campo e das águas dos professores alfabetizadores cursistas, na perspectiva de diálogo e reflexão da Formação Continuada em serviço”, observou.  

 

A abertura do seminário acontece nesta segunda. A programação prevê ainda para às 19h50, apresentação do Comitê de Avaliadores dos Trabalhos; Mesa Redonda a partir das 20 horas com participação de Regina Aparecida Marques de Souza, coordenadora geral da PNAIC/UFMS/MS, e da coordenadora adjunta Ana Lúcia Espíndola; debate a partir das 20h40, e encerramento das atividades da noite, às 21 horas.

 

Na terça-feira, 10, a partir das 18h30 na quadra de esportes da Escola Municipal Barão do Rio Branco, está prevista uma exposição dos trabalhos realizados pelos professores alfabetizadores e avaliação da apresentação oral dos trabalhos selecionados pelo Comitê.   

 

A equipe de formação é composta por Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum; Dezanil Sorrilha, Orientadora de Estudos da 1a Série; Josinely Oliveira Barros Alves, Orientadora de Estudos da 2a Série; Estefânia Moraes Gonçalves, Orientadora de Estudos da 3a Série, e Soraia da Silva Moraes, Orientadora de Estudos do Campo e das Águas.