Saúde lembra Dia de Combate ao Câncer com ação educativa na Ladeira

Para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta sexta-feira, 29, ações educativas no Centro de Saúde da Ladeira, aberto a toda população corumbaense.

 

Os trabalhos estão sendo coordenados pela Gerência de Vigilância em Saúde por meio da Coordenação de Vigilância de DANT (Doenças e agravos não transmissíveis)/Núcleo de Promoção da Saúde. A ação será durante o período das 07 às 11 horas.

 

O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença. 

 

A Portaria GM 707, de dezembro de 1988, do Ministério da Saúde, que regulamenta as comemorações, estabelece que a data seja uma oportunidade para “evocar o importante significado histórico das entidades de combate ao câncer, de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao país e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer”.

 

O câncer é uma das doenças mais presentes do nosso tempo. Estima-se que, anualmente sejam diagnosticados mais de 12 milhões de casos da doença em todo o mundo, causando mais de 7 milhões de mortes. Hoje em dia, quem não tem um parente, um amigo ou um colega de trabalho com a doença? O que pouca gente sabe é que 80% dos casos da doença poderiam ser evitados com hábitos de vida mais saudáveis, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

 

A data é uma forma de lembrar que é preciso conscientizar as pessoas para a prevenção ao câncer, e que apenas 20% dos tipos da doença estão relacionados à herança genética. De acordo com especialistas, a simples mudança nos hábitos de vida das pessoas pode contribuir para a prevenção da doença.

 

Iniciativas como se alimentar bem, não fumar ou ingerir álcool em excesso, fazer uma atividade física, se proteger do sol e controlar o peso são fundamentais para evitar possíveis tipos de câncer.