Prefeitura inicia um grande mutirão para embelezar o Bairro Aeroporto

A Prefeitura de Corumbá iniciou nesta quarta-feira, 13, uma ação no Aeroporto que está permitindo limpar, embelezar a combater doenças endêmicas como a dengue e a leishmaniose. Trata-se de um grande mutirão como parte do programa Corumbá Sempre Bela que vai atender todo o bairro, a exemplo do que ocorreu dias atrás no Generoso.

 

A ação está sendo desenvolvida por uma equipe composta por mais de 100 pessoas. São servidores das secretarias de Saúde (Centro de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária), Educação, Assistência Social e Cidadania e de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, além da Fundação de Meio Ambiente, da Brigada Prevfogo e da empresa Unipav, responsável pela coleta de lixo, varrição e limpeza urbana da cidade.

 

A movimentação logo nas primeiras horas da manhã surpreendeu moradores, caso de Ambrósio Sobrinho Costa, 64 anos, residente na Alameda Cosme e Damião. Enquanto acompanhava um grupo de trabalhadores realizando limpeza geral em frente ao seu imóvel, ele elogiava a ação. “Está melhorando, clareando tudo”, dizia se referindo à capina e roçada em toda a alameda.

 

“Tem gente que limpa em frente a sua casa, mas tem gente que não. Isto é bom para a rua ficar mais bonita”, reforçou Ambrósio, já planejando fazer uma poda doméstica para aproveitar o mutirão que prevê também a coleta de galhos e outros tipos de lixo retirados do interior das residências.

 

A limpeza no bairro está sendo feita manualmente e até mesmo com utilização de equipamentos pesados, como uma roçadeira e até mesmo tratores. Após a limpeza, uma equipe realiza a pintura do meio fio, embelezando as ruas e alamedas do bairro.

 

Maria Josefa de Lima, 42 anos, residente na Gonçalves Dias, também demonstrou otimismo. Disse que o serviço iniciado esta manhã “é bom”, porque está “tudo ficando limpinho”. Ela ressaltou que o mutirão será importante para combater doenças como a dengue e leishmaniose. “Nunca tivemos este tipo de problema em casa, mas tem que deixar tudo limpo. Se deixar sujeira, com certeza, vai aparecer doença como a dengue”, ressaltou.

 

O programa “Corumbá Sempre Bela” é uma iniciativa da Prefeitura visando a limpeza e embelezamento dos bairros da cidade, contribuindo para redução de doenças endêmicas. No Aeroporto estão sendo executados serviços de roçada, capina, retirada de entulho, melhoria na iluminação pública, pintura de meio fio, operação tapa buraco, recuperação de vias pavimentadas com lajotas, além de ações preventivas contra doenças e de educação ambiental visando preservação, destinação correta do lixo e plantio de árvores.

 

Os trabalhos vão até amanhã, quinta-feira, e os moradores devem aproveitar para fazer a limpeza de seus imóveis, retirando todo tipo de material (lixo), colocando nas calçadas, para ser coletado pelas equipes da limpeza. Quem desejar fazer poda doméstica, também deve aproveitar e depositar o material na calçada para coleta.