Prefeitura inicia obras de recuperação das ruas centrais da cidade

A Prefeitura de Corumbá iniciou um grande projeto para melhorar as condições de trafegabilidade das ruas da cidade. São obras de recuperação das vias urbanas que ganharão um novo pavimento asfáltico.

 

Os trabalhos começaram pela Avenida Rio Branco, região leste da cidade, entre a Albuquerque e Geraldino de Barros (antiga Oriental). Serão executados em duas etapas e, nesta primeira, serão atendidas também as ruas América, Treze de Junho, Colombo, Firmo de Matos e Antônio Maria Coelho, totalizando cinco quilômetros (33 quadras).

 

O projeto faz parte de um programa adotado pelo prefeito Paulo Duarte visando recuperar as vias urbanas da área central, bem como da parte alta da cidade, cujo pavimento asfáltico já se encontra bastante desgastado, devido às ações do tempo.

 

O prefeito informou que, na região central, o programa será desenvolvido em duas etapas. Nesta primeira ele determinou a recuperação do pavimento de 33 quadras. Já em um segundo momento os serviços atingirão 25 quadras, todas localizadas na região entre a Rede Ferroviária e as margens do Rio Paraguai.

 

O secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, Luiz Mário Preza Romão, informou que o programa é extenso. Vai desde a recuperação das condições atuais da pista, com retirada de material já com vida útil desgastada, até a aplicação de uma nova camada de asfalto, o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).

 

“O CBUQ é um material mais resistente o que representa uma maior vida útil do pavimento”, explica o secretário. “Mas, antes de aplicar esta camada, é preciso fazer a correção do trecho onde ocorrerá a intervenção, a exemplo do que acontece hoje na Avenida Rio Branco”, completou.

 

Recursos próprios

 

O programa está sendo executado com recurso próprio da Prefeitura, oriundo de impostos que a população paga. Nesta primeira etapa, os investimentos ultrapassam R$ 6 milhões e serão atendidas vias em que as condições de trafegabilidade não são as ideais.

 

Além da Avenida Rio Branco, entre Albuquerque e Geraldino de Barros, a Prefeitura vai recapear também a America, entre a Geraldino de Barros e 15 de Novembro, e entre a Luiz Feitosa Rodrigues e Edu Rocha; a Colombo, entre a Edu Rocha e Firmo de Matos, Major Gama e Sete de Setembro, Antonio Maria Coelho e Antônio João, e Tenente Melquíades e Geraldino de Barros.

 

Outra via importante que será recapeada é a Rua 13 de Junho, entre a Gabriel Vandoni de Barros e 21 de Setembro; a Firmo de Matos, entre a General Rondon e Dom Aquino, e América e Colombo; e a Antonio Maria Coelho, entre a Delamare e Dom Aquino, e Cuiabá e América. O viaduto da Rua 13 de Junho também receberá pavimento tipo CBUQ.