Jovens se reúnem na praça e fazem manifesto contra as pichações

O Jardim da Independência foi palco de um manifesto contra atos de vandalismos a monumentos históricos, no final da tarde de quinta-feira, 31. A Prefeitura de Corumbá, por meio da Gerência da Juventude da Casa da Cidadania, ligada à Secretaria de Assistência Social e Cidadania, reuniu jovens da cidade em repúdio às pichações ocorridas no último dia 29, no coreto alemão, um monumento com quase 100 anos de existência.

 

De acordo com o gerente da Juventude, Victor Raphael de Almeida, os jovens não precisam agir dessa forma, depredando o patrimônio público, principalmente pelo fato de que o Município tem disponibilizado espaço para as legítimas manifestações que colaboram com a liberdade de expressão, como ocorre com o evento Juventude na Praça todos os meses.

 

“Temos fomentado a grafitagem na cidade e o que foi feito aqui é pichação sem motivação alguma. Nos reunimos para, juntos, protestarmos e formularmos um documento contra esse tipo de situação”, declarou Victor. “Aqui é lugar de propagação da cultura e não de vandalismo”, completou o gerente da Juventude.

 

Para o grafiteiro Helker Hernandes, a cidade vive um momento de propagação da arte do grafite, da cultura de rua. Ele condena todo tipo de pichação e que os autores devem responder legalmente pelos seus atos. “O grafite é a arte urbana. Há 10 anos tenho meu estúdio na Casa do Artesão e lá desenvolvemos projeto social, ensinando e revelando novos talentos no desenho”, contou o grafiteiro destacando que a Funarte acaba de aprovar um projeto social de ensino do grafite, possibilitando que jovens aprendam a arte.

 

 

O manifesto aconteceu no final da tarde e reuniu representantes dos mais diferentes segmentos que têm participado de forma ativa do projeto Juventude na Praça. O subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Corrêa, lembrou inclusive que a arte do grafite tem sido focada de forma intensa neste evento, e que, no último sábado, na Nova Corumbá, um grupo mostrou toda a arte, realizando os mais diferentes tipos de desenhos, a partir do uso do grafite.