I Encontro de Atividade Física e Saúde acontece na próxima sexta-feira

O curso de Educação Física do Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realiza nesta sexta-feira, 08, o I Encontro de Atividade Física e Saúde. A ação tem a parceria da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PREAE) e da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância em Saúde (DANT) e da Fundação de Esportes (Funec).

A atividade acontece das 8h às 11 horas no CPAN e tem como objetivo despertar e conscientizar a comunidade local da importância da prática de atividades físicas para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Com a proposta de sensibilizar a sociedade para a prevenção das DCNT – Doenças Crônicas não Transmissíveis, o Encontro reunirá acadêmicos do curso de Educação Física e a comunidade corumbaense.

Só neste mês, três importantes datas serão lembradas durante o evento: o Dia Mundial e Nacional do Diabetes, 14 de novembro, busca a conscientização, que a cada ano aborda um tema diferente, é compartilhada por cerca de 190 associações de diabetes de mais de 150 países. É uma iniciativa que reúne líderes de opinião, profissionais da saúde, pessoas com diabetes e o público em geral. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) destaca-se entre as entidades, mobilizando-se de forma muito ativa nos últimos anos.

O Dia do Não Fumar, 16 de novembro, tem como proposta mobilizar a população para discutir as conseqüências do tabagismo para a saúde. Nos últimos anos, o crescente número de doenças provocadas pelo fumo reforçou os questionamentos sobre os efeitos do tabagismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vício do cigarro é considerado a principal causa de mortes inevitáveis em todo o mundo.

De acordo com o site do INCA (Instituto Nacional de Câncer) o Dia Nacional de Combate ao Câncer, dia 27 de novembro, foi criado em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença. A programação do I Encontro de Atividade Física e Saúde prevê:

8h – Abertura e inicio da CAMINHADA PELA SAÚDE  – Avenida Rio Branco, no trecho de 2km, saindo da UFMS até a Itaú e retornando para a UFMS
9h às 11h – Atendimento de saúde nos STANDS para a comunidade

STAND 01
* TABAGISMO E PREVENÇÃO DE CÂNCER
Divulgação do programa
* PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA
Divulgação da rede de atendimento
Divulgação dos serviços disponíveis

STAND 02
* PROMOÇÃO DA SAÚDE
Divulgação dos serviços (PROJETOS) de atividade física  disponíveis no município
Realização de avaliação física

STAND 03
– Orientações da importância da Alimentação saudável

STAND 04
* PROGRAMA DE HIPERDIA
Atendimento da equipe do ESF Luis Fragelli
Divulgação dos programas
Aferição de PA e glicemia

STAND 05
– Divulgação das ações da Rede Feminina de combate ao Câncer

STAND 06
-Divulgação das ações do IFMS

STAND 07
– Divulgação das ações do SESI