Finados: trecho próximo ao Santa Cruz será interditado esta noite

A Prefeitura de Corumbá vai interditar a partir das 22 horas de hoje, sexta-feira, o trecho das ruas Dom Aquino e 21 de Setembro, na região em torno do Cemitério Santa Cruz. A interdição estava programada para amanhã, Dia de Finados, 02 de novembro, a partir das 05 horas, mas foi antecipado para esta noite para atender os vendedores ambulantes que poderão se instalar no local a partir deste horário.

 

A interdição, além de facilitar o comércio dos ambulantes, visa garantir maior segurança às pessoas que vão visitar seus entes queridos no Santa Cruz. A partir de hoje à noite, fica proibido o tráfego de veículos nas ruas Dom Aquino, entre as ruas Luiz Feitosa e Edu Rocha, e na 21 de Setembro, entre a 13 de Junho e Dom Aquino.

 

A interdição está a cargo da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat). No entanto, na 21 de Setembro, entre 13 de Junho e Dom Aquino, será permitida a entrada de veículos somente se estiver conduzindo idosos e portadores de deficiência, para que os mesmos possam desembarcar mais próximo da entrada do Santa Cruz, facilitando a locomoção dessas pessoas.

 

Cinco missas

 

Os cemitérios Santa Cruz e Nelson Chamma já estão prontos para receber a população no Dia de Finados, e uma tradição está mantida: cinco missas vão acontecer durante o dia, no Santa Cruz, e a primeira Missa de Finados, que será celebrada pelo bispo Dom Segismundo Martinez, será às 06 horas. As demais acontecem às 07, 08, 10 e 16 horas.

 

Este ano a Prefeitura adotou esquema especial para os ambulantes durante o Dia dos Finados, com locais previamente definidos para venda de flores, velas e gêneros alimentícios. Segundo o superintendente de Serviços Urbanos, Willian Zimi, o comércio será permitido apenas na parte externa dos cemitérios.

 

Ele informa ainda que não será permitida instalação de barracas, o que poderia dificultar o acesso das pessoas aos dois locais. Outra informação é que fiscais de postura do Município vão acompanhar os trabalhos durante todo o sábado. Os dois cemitérios estarão abertos para visitação no período das 05h00 às 19h00.