Festival Ecogastronômico atrai 30 restaurantes e sete renomados chefs

Com a participação de 30 restaurantes e sete “ecochefs” de renome nacional, será aberto na quarta-feira, 27, o 1º Festival Ecogastronômico de Corumbá. O evento está sendo organizado pela Fundação de Cultura de Corumbá e acontece paralelo ao 1º Eco Pantanal e 6º Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócioeconômicos do Pantanal, uma realização conjunta da Embrapa (Ministério da Agricultura – Governo Federal), Prefeitura, UFMS, e Instituto de Comunicação Social Brasil.

 

O Festival Ecogastronômico contará com oficinas para profissionais que atuam nos barcos hotéis, bem como para merendeiras das escolas da rede de ensino. As inscrições para participar das oficinas de ecogastronomia são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail gastronomia@ecopantanal.eco.br .

 

As oficinas serão realizadas no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, localizado na Rua Domingos Sahib, 570, no Porto Geral de Corumbá. É lá também que acontecerão as aulas com os renomados chefs como Ana Ribeiro, Bianca Lopes, Ciça Roxo, Joca Mesquita, Leonardo Meyer, Osvaldo Gorky e Ro Gouveia.

 

Programação

 

A programação será bastante intensa. Será aberta na quarta-feira, 27, as 08 horas, no Centro de Convenções, com uma capacitação voltada para os profissionais que atuam nos barcos hotéis. No mesmo dia, a partir das 10 horas, capacitação para as merendeiras da rede de ensino.

 

As aulas com os chefs começam também na quarta-feira, e a primeira será com Ana Ribeiro, a partir das 14 horas; a segunda será ministrada por Leonardo Meyer, às 16 horas, e com Camila Brito, às 18 horas. Todas as atividades acontecem no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, que será palco também da apresentação dos pratos preparados pelos restaurantes que participam do concurso, às 20 horas.

 

Na quinta-feira, 28, a programação será aberta às 08 horas com a continuidade da capacitação para profissionais dos barcos hotéis, e às 10 horas para as merendeiras.

 

À tarde, aula com Rosane Coutinho Lisboa Corrêa a partir das 14 horas; Túlio Montenegro, às 16 horas, e Maria Cecílio Roxo Pochettino, às 18 horas. À noite, 20 horas, apresentação dos pratos que participam do concurso.

 

Na sexta-feira, 29, a partir das 08 horas, capacitação das merendeiras, e às 10, dos profissionais dos barcos hotéis. À tarde, a partir das 14 horas, aula com a chef Bianca Barbosa Rodrigues Lopes; com João Eduardo Prado Uchoa Mesquita, às 16 horas, e com Osvaldo Gorsky Castro, às 18 horas.

 

O encerramento do I Festival Ecogastronômico será às 20 horas, com a divulgação do resultado do concurso e premiação dos pratos.