Feapan abre no dia 13 e terá leilões de gado e cavalos e shows gratuitos

O Sindicato Rural de Corumbá, município que detém o segundo maior rebanho bovino do País, divulgou a programação oficial da edição 2013 da Feira Agropecuária do Pantanal (Feapan), que será realizada no Parque de Exposição Belmiro Maciel de Barros de 13 a 17 de novembro. A tradicional mostra terá leilões de gado e cavalos, praça de alimentação e shows gratuitos.

 

Com o apoio da Prefeitura de Corumbá, Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sebrae e setor privado, a Feapan é um dos maiores eventos do agronegócio de Mato Grosso do Sul, reunindo os principais criadores do Pantanal e do Planalto. Este ano, o Banco do Brasil disponibilizou crédito de R$ 30 milhões para aquisição de animais, implementos agrícolas e suplementação alimentar.

 

“A linha de financiamento garantida pelo Banco do Brasil fortalece a nossa exposição e atrai grandes investidores, fortalecendo o agronegócio do Pantanal”, destacou o presidente do Sindicato Rural de Corumbá Luciano Aguilar Leite. Ele informou que a agência do BB no município, a 14ª criada no Brasil há mais de 70 anos, terá um estande no parque para atender prioritariamente os produtores.

 

Cavalo pantaneiro

 

Os leilões de bovinos deverão reunir mais de 1.200 animais, apresentando a evolução genética do gado pantaneiro. Estão sendo esperados 1.000 animais nos leilões de gado de corte e 250 touros no evento da Fazenda Esperança, com a participação da Embrapa Pantanal e do grupo Marinho. Também acontecerá o leilão de 30 cavalos pantaneiros criados em Mato Grosso do Sul (Corumbá, Campo Grande, Bela Vista e Rio Verde) e Mato Grosso (Poconé).

 

Os portões do Parque Belmiro Maciel de Barros estarão abertos durante toda a feira, que terá ainda praça de alimentação, exposição de animais (bovinos, equinos e caprinos), máquinas, implementos agrícolas e veículos. O restaurante do parque atenderá todos os dias com comidas típicas, como o churrasco de chão (reservas de mesas com Bruno Arruda pelo telefone: 9656.1335/3231.6988), e bailes.

 

Programação

 

A abertura da Feapan 2013 ocorrerá às 20h do dia 13 e na sequencia o leilão de gado de corte. O julgamento do cavalo começa às 8h do dia 14, com show de Marlon Maciel às 22h. No dia 15, será inaugurada a pista oficial de laço, com as provas do laço técnico do cavalo pantaneiro e da vaca gorda individual (aberta a todas as raças). Nesse dia, shows de Evandro Costa e da dupla Alex e Ivan, a partir das 21h.

 

A prova de laço vaga gorda em dupla abre a programação do dia 16, às 8h, e às 16h ocorre a apresentação e julgamento do cavalo pantaneiro (cerca de 100 animais), cujo leilão está previsto para às 20h. A grande atração musical da noite será o chamamezeiro Maciel Correa. Durante a feira, acontecerão palestras técnicas relacionadas à pecuária pantaneira, no parque e na sede do sindicato rural.