Feapan 2013 termina com homenagens a famílias pioneiras do Pantanal

Terminou nesse domingo, 17, a edição 2013 da Feira Agropecuária do Pantanal (Feapan). O evento, realizado pelo Sindicato Rural de Corumbá com apoio da Prefeitura Municipal e do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), foi encerrado com uma homenagem a algumas das famílias que ajudaram a ocupar o Pantanal corumbaense.

 

“Esse tributo já faz parte da Feapan. É um momento de confraternização. Nesse ano foram homenageadas oito pessoas, todas com uma forte ligação com a região”, afirmou o presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Leite, que destacou ainda o sucesso da exposição, realizada pela primeira vez durante o mês novembro.

 

“Todos os lotes dos leilões foram vendidos e em todas as noites tivemos casa cheia. Conseguimos realizar uma feira muito maior que há 6 anos atrás”, complementou Luciano, agradecendo o apoio recebido da Prefeitura. “O prefeito Paulo Duarte foi um grande parceiro do Sindicato”, reforçou.

 

Entre os homenageados estava Luiz Otávio Barboza Carneiro. Sozinho, o descendente de Joaquim Eugênio Gomes da Silva, o Nheco, refez o caminho do desbravador da região hoje conhecida como Nhecolândia. Luiz Otávio percorreu todo o trecho a cavalo. Os outros homenageados foram:

 

Augusto Maurício Wanderley, Paulo Roberto Gomes Xavier, José Carlos Aguilar, Lídia Hortência Aguiar Leite, Francisco José da Silva Boabaid, Dirceu Ferreira Gomes e Fernando Scaffa. Depois da entrega das placas comemorativas, foi servido um tradicional churrasco de chão, acompanhado pelo pantaneiríssimo sarravulho.