Espetáculo “O Segredo da Brincadeira” atração do sábado em Corumbá

Moinho In Concert é a atração deste sábado em Corumbá, a partir das 20 horas, na Praça Generoso Ponce. Em sua sexta edição, o tema deste ano é “O Segredo da Brincadeira” que trará um misto entre as brincadeiras do passado e as tecnologias do presente, abordando como é bom brincar com outras crianças, e não sozinho. O espetáculo traz à tona a força da união e uma interessante mistura entre o antigo e o contemporâneo.

 

Os espetáculos Moinho In Concert são realizações que marcam o encerramento das atividades do ano e que reúnem alunos, colaborados e convidados do Moinho Cultural. São apresentações temáticas de grande porte para orquestra, coral, bailarinos, atores e recursos tecnológicos complementares.

 

De acordo com Mônica Macedo, coordenadora do Instituto, este ano o Moinho lembrará que “toda brincadeira ocorre ao nível do faz de conta, não há nenhum jogo esportivo que substitua a brincadeira”.

 

Márcia observa que o segredo do espetáculo será levar “todas as brincadeiras que ainda existem, bem como aquelas que não são mais lembradas, para o espaço do palco onde pessoas de diferentes idades relembrarão, por intermédio das crianças do Moinho Cultural Sul-Americano que ‘chata’ é uma pessoa que não sabe brincar com o que não existe, sem saber que no sonho tudo é possível”.

 

No total serão 14 peças que vão levar o público presente a recordar as brincadeiras de antigamente como o bambolê, elástico, amarelinha, pula corda entre outras. Os figurinos dos bailarinos foram confeccionados pela Cooperativa Vila Moinho, formada por mães dos alunos do Moinho Cultural.

 

O Moinho in Concert é uma realização do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano com apoio da Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura. O evento tem patrocínio da Vale.

 

Moinho

 

O Moinho Cultural Sul-Americano é uma instituição social que, por meio da arte, envolve 360 crianças e adolescentes dos municípios de Corumbá e Ladário, de assentamentos e das cidades bolivianas Puerto Suarez e Puerto Quijarro. 

 

Inclui formação profissionalizante em dança, música e tecnologia audiovisual, dinamização de conteúdos escolares, ensino de idiomas, informática, educação ambiental, educação patrimonial e atividades recreativas.