Em fase de implantação, Ponta Porã conhece estrutura da GM de Corumbá

O secretário de Segurança Pública de Ponta Porã, Valério Azambuja, está em Corumbá conhecendo a estrutura e o sistema de operação da Guarda Municipal da cidade. Nesta manhã, ele e o coordenador municipal de Segurança Pública de Corumbá, Fernando Jorge Lucena, estiveram na sede da GM e discutiram a possibilidade de um intercambio entre os dois municípios.

 

Atualmente com 208 homens, a Guarda corumbaense é uma das mais antigas do Brasil, sendo criada em 1989. No início do mês, a instituição recebeu mais 11 motos, 11 computadores, 3 impressoras multifuncionais, 25 nobreaks e 10 caixas de som “kit professor”, materiais adquiridos através de um convênio entre Prefeitura e o Ministério da Justiça na ordem de 1 milhão e 180 mil reais.

 

A parceria com o Governo Federal ainda vai resultar na chegada de mais 9 carros, incluindo uma van e duas caminhonetes. O convênio do Governo Federal se concretizou através de um projeto elaborado por quatro guardas municipais que utilizarão o teatro de fantoches como canal de conscientização para crianças e adolescentes de escolas da cidade.

 

O secretário de Ponta Porã também conheceu o trabalho de videomonitoramento realizado pela GM. Atualmente são 16 câmeras espalhadas por pontos estratégicos da cidade e, em breve, mais 8 serão instaladas no Porto Geral, uma parceria com o Iphan. A expectativa é de outras 14 máquinas auxiliem no monitoramento das ruas da cidade.

 

Azambuja elogiou o trabalho realizado pela Guarda. “Lá estamos concluindo a fase de capacitação da primeira turma, feita pelo 4º batalhão de Polícia Militar. A dos 80 guardas formatura acontece no dia 20 de dezembro”, apresentou. A lei que cria a Guarda de Ponta Porã já foi aprovada pelo Legislativo e prevê a nomeação de 160 profissionais e mais 20 inspetores.