Dia da Consciência Negra, 20 de novembro é feriado municipal em Corumbá

Corumbá foi o primeiro município de Mato Grosso do Sul a sancionar o dia 20 de novembro como feriado em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A informação é da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal.

 

De acordo com o levantamento da pasta, a data é celebrada da mesma forma em 1.047 municípios do país. O Dia da Consciência Negra foi instituído em Corumbá por meio da Lei Nº 2.084/2008. Durante toda a semana, várias atividades e eventos celebram a Consciência Negra.

 

Programação

 

Entre 2ª e 6ª feira, 18 e 22 de novembro, as escolas municipais serão alvos de panfletagens e palestras. Nesta 3ª feira, 19, acontece o Cinegritude com a exibição do documentário “Raça” (Um filme sobre a igualdade), no auditório do Sesi, a partir das 19 horas.

 

Na 4ª feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a partir das 10 horas, será realizado o Encontro de Intérpretes e Compositores de Samba-Enredo, na quadra da Pesada, com a participação dos intérpretes cariocas Pixulé e Dudu Botelho. Mais tarde, às 19 horas, começa a Seresta Itinerante da Negritude, no campinho do bairro Maria Leite.

 

A atividade de 5ª feira, 21 de novembro, é voltada para a discussão da Lei 10.639/03, com o palestrante Eurídio Ben Hur Ferreira. A referida lei torna obrigatória a inclusão da história da África e dos africanos no Brasil. A palestra começa às 19 horas, no auditório do Colégio Objetivo.

 

Na 6ª feira, 22, o dia é dedicado à religiosidade, pois ás 19 horas, será celebrada, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, a Missa Afro. Já no sábado, 23, a atividade esportiva ganha o foco com o Torneio de Futsal “Zumbi dos Palmares”, na quadra da alameda Vulcano, às 8 horas.

 

Para encerrar a programação, ainda no sábado, 23 de novembro, e seguindo até o domingo, 24, acontece o Encontro Municipal de Capoeiristas, a partir das 08 horas, no bailão Pantaneiro, no bairro Maria Leite.