Dia D de combate à dengue tem alunos da Reme como fortes aliados

Corumbá realiza nesta quinta-feira, 15, o Dia D de combate à dengue com uma intensa programação no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer “Nação Guató”. Será durante o período das 08 horas às 11h30 horas com participação de alunos da Rede Municipal de Ensino que apresentarão trabalhos voltados à prevenção e combate da doença.

 

O Dia D é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde. Está sendo organizado pelo setor de Vigilância em Saúde e pelo Centro de Controle de Zoonoses. Estão programadas apresentação de cartazes, paródias referentes a dengue, dança de capoeira, brincadeiras, jogos dos sete erros com as crianças, oficina de brinquedos feitos a partir de materiais recicláveis, pinturas para as crianças, sorteio de brindes e exposição de móveis com materiais recicláveis.

 

A data vai reforçar ainda mais as ações que estão sendo desenvolvidas na cidade, principalmente neste período que antecede o verão. A meta da Prefeitura é conscientizar a população sobre a gravidade da doença e que ela tem que participar de forma ativa, fazendo a limpeza dos imóveis, eliminando os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

 

Na cidade, o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 29 e 31 de outubro, apontou uma incidência de 1,77% de infestação do mosquito, mesmo percentual do quinto ciclo e abaixo dos levantamentos anteriores que foram 5,5%, 9,5%, 3,4% e 4,6% (1º, 2º, 3º e 4º, respectivamente).

 

O índice continua acima do aceitável pelo Ministério da Saúde, que é de até 1,0%. Um dos grandes responsáveis, desta vez, foi o bairro da Popular Velha, que registrou incidência de infestação de 10,94%.

 

Ficou bem a frente do Centro America com 6,45%, Arthur Marinho com 5,88%, Guarany com 4,76%, Nova Corumbá com 3,00%, Nossa Senhora de Fátima com 2,27%, centro 2 (da Antonio Maria até a Albuquerque) com 2,16%, Cristo Redentor com 1,78%, Universitário com 1,59%, Dom Bosco com 1,52%, Guató com 1,39%, Aeroporto com 0,89%, Jardim dos Estados com 0,80% e centro 1 (da Edu Rocha até a Antonio Maria) com 0,49%.

 

A Cervejaria, Popular Nova, Maria Leite, Generoso, Previsul, Industrial e Beira Rio não apresentaram focos da doença.