“Corumbá Sempre Bela” tira mais de 25 toneladas de sujeira do Borrowski

A Prefeitura iniciou nessa quinta-feira, 28, o programa “Corumbá Sempre Bela” no bairro Borrowski, um dos mais antigos da cidade. O trabalho de limpeza e embelezamento da localidade envolveu cerca de 50 profissionais, além de uma patrola, retroescavadeira, pá-carregadeira e três caminhões basculantes.

 

Só nesse primeiro dia de ação, mais de 25 toneladas de entulho, sujeira e mato foram retirados do bairro. Entre os materiais descartados pelos moradores haviam camas, sofás, armário e vários outros tipos de móveis antigos, todos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

 

“Faz tempo que não via tanta gente mexendo aqui”, afirmou a senhora Durvanil Cabral Duarte, de 78 anos. Ela, que vive no Borrowski desde 1952, comemorou o trabalho realizado pela Prefeitura. “Agora sim vai ficar bonito. Mas temos que zelar. Se não, como é que vai ficar o bairro se nós não cuidarmos né?”, observou a aposentada.

 

Moradora da região há 60 anos, Primitiva Duarte Teixeira também ficou bastante feliz com a ação iniciada nessa quinta-feira. “Fica melhor para todo mundo. Agora é só cuidar para manter assim”, afirmou a dona de casa, de 67 anos. “O caminhão de lixo passa aqui todo dia. Então não tem motivo pra sujar”, completou.

 

E essa participação popular foi justamente a cobrança do prefeito Paulo Duarte. “Não adianta nada limpar hoje, se amanhã as pessoas voltarem a descartar o lixo de forma incorreta. É preciso conscientização e envolvimento de toda a comunidade”, reforçou o chefe do Executivo municipal.

 

Para disseminar essa mensagem, equipes da Fundação do Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária integram o “Corumbá Sempre Bela”. Os servidores vão de casa em casa, conversando com os moradores e explicando a importância de manter limpo e bem cuidado o ambiente onde residem.

 

Além da limpeza, o programa ainda promove o patrolamento, roçada, capina e varrição das vias, coleta de galhos e a pintura dos meios-fios. O Borrowski é o terceiro bairro a receber a ação da Prefeitura de Corumbá, que antes atendeu os moradores dos bairros Generoso e Aeroporto.

 

Os trabalhos vão até amanhã e os moradores também podem aproveitar a oportunidade para fazer a limpeza de seus imóveis, retirando todo tipo de material (lixo), colocando nas calçadas, para ser coletado pelas equipes da limpeza. Quem desejar fazer poda doméstica, também deve aproveitar e depositar o material na calçada para coleta.