Corumbá Sempre Bela: Prefeitura leva ação para mais dois bairros

As comunidades do Nossa Senhora de Fátima e Popular Nova serão as próximas atendidas com a ação de limpeza e embelezamento da área urbana da cidade, como parte do programa Corumbá Sempre Bela desenvolvido pela Prefeitura Municipal. O mutirão acontece nos dias 13 e 14 de novembro e, a exemplo do Generoso, vai integrar todas as pastas do Poder Executivo que, além de mudar o visual dos bairros, contribui parra redução de doenças endêmicas, principalmente a dengue a leishmaniose.

 

A segunda etapa do mutirão foi definida durante uma reunião na tarde de terça-feira, 05, envolvendo os coordenadores de todas as pastas envolvidas que fizeram uma avaliação da ação realizada na semana passada no Bairro Generoso, que teve acompanhamento do prefeito Paulo Duarte.

 

A proposta é cobrir os dois bairros com serviços de roçada, capina, retirada de entulho, melhoria na iluminação pública, pintura de meio fio, operação tapa buraco, recuperação de vias pavimentadas com lajotas, além de ações preventivas contra doenças como a dengue e leishmaniose e de educação ambiental visando preservação, destinação correta do lixo e plantio de árvores.

 

O mutirão vai envolver equipes das secretarias de Saúde (Centro de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária), Educação, Assistência Social e Cidadania e de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, além da Fundação de Meio Ambiente, da Brigada Prevfogo e da empresa Unipav, responsável pela coleta de lixo, varrição e limpeza urbana da cidade.

 

Para esta próxima edição, a Prefeitura vai notificar todos os proprietários de terrenos baldios para que executem a limpeza dos mesmos, inclusive com providências no sentido de construir muros e calçadas. Caso o proprietário não providencie a limpeza, será multado de acordo com a lei.

 

Generoso

 

Durante a reunião, a equipe avaliou como positiva a ação desenvolvida no Bairro Generoso, onde ainda ontem, uma equipe prosseguia com a operação tapa buraco em ruas pavimentadas.

 

Durante o mutirão foram realizados serviços de melhoria na iluminação pública, com troca de lâmpadas (15), além de substituição de um braço e implantação de outros quatro pontos para atender a comunidade.

 

Além disso, foram executados serviços de roçada em 16 mil metros quadrados; 21 mil metros quadrados de capina; 14 mil metros de varrição; 15 mil metros de pintura de meio fio, e coleta de 68 toneladas de lixo (galhos e entulhos), o que equivale a 15 caminhões de lixo.

 

Os serviços envolveram mais de 60 pessoas, sem contar a ação executada pelas outras pastas, como a Fundação de Meio Ambiente e PrevFogo que realizaram um trabalho de educação ambiental, focando principalmente as queimadas e reciclagem de lixo. Além disso, agentes de endemias do CCZ realizaram visitas domiciliares, conscientizando os moradores sobre os cuidados para evitar doenças como a dengue e a leishmaniose.