Corumbá recebe Seminário Integrador de Educação e Prevenção de Acidentes

O Seminário Integrador de Educação e Prevenção de Acidentes foi aberto na manhã desta terça-feira, 19, no plenário da Câmara Municipal, e reuniu alunos, diretores, coordenadores e professores das escolas públicas e privadas, instrutores de Centro de Formação de Condutores, moto taxistas, fiscais, seguranças e monitores de transporte escolar.

 

O evento faz parte de uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (DETRAN/MS) com a Prefeitura, por meio da Agência Municipal de Trânsito e Transporte. Segundo Elizabeth Félix, diretora da Divisão de Educação e Habilitação do órgão estadual, o objetivo desse seminário foi mostrar os fatores de risco no trânsito.

 

“Esse seminário integrado de trânsito já foi realizado em 35 municípios, sempre levando os fatores de riscos que seriam álcool, alta velocidade e outras drogas. Sempre destinamos para os jovens entre 18 e 29 anos que são as pessoas que estão morrendo no trânsito, para que possam fazer uma reflexão sobre as suas atitudes no transito”, explicou.

 

Para a diretora da Agetrat, Silvana Ricco, esse programa é de suma importância e vem ao encontro com o trabalho que está sendo realizado na cidade. “Nós já vínhamos realizando um trabalho de conscientização nas escolas, com alunos de diferentes faixas etárias. Agora, com esse seminário que envolveu todas as classes, abrange mais os multiplicadores que estaremos formando”.

 

Marilim Rocha, gerente da agência do Detran-MS de Corumbá, lembrou da importância do seminário, uma vez que ele coloca a responsabilidade de cada pessoa no trânsito. “Queremos que todos façam um reflexão sobre a decisão que cada motorista, motociclista, ciclista e pedestre em assumir as suas responsabilidades e os efeitos de suas escolhas. Porque uma atitude impensada que tomamos pode trazer consequências desastrosas. Por isso devemos praticar o respeito, a paciência e a educação sempre no trânsito”.

 

O evento marcou ainda a entrega de 63 certificados a pessoas que participaram do curso de monitor escolar, realizado nos meses de outubro e novembro, além de 37 certificados do curso de mototaxista.

 

Detranzinho

 

Além do seminário, Corumbá está recebendo ainda o projeto Cidade Móvel do Trânsito, o Detranzinho, que está reunindo alunos das redes estadual, municipal e particular, no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató.

 

No local, crianças estão recebendo dicas importantes sobre o trânsito com apoio de mini-bug, que realizou um trajeto simulando uma via pública, além de jogos de mesa variados.

 

Uma oficina pedagógica de educação para o trânsito, foi ministrada agora a tarde no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS 1) do Bairro Centro América, para os professores, coordenadores e diretores das escolas.

 

A programação conta ainda com palestras educativas nas escolas públicas e privadas nos períodos das 13h30 às 17 horas e das 19 às 21 horas. Outra ação é a campanha educativa durante a tarde, tendo como público alvo a população corumbaense.