Corumbá realiza 1º Encontro Municipal de Economia Solidária

O 1º Encontro Municipal de Economia Solidária será realizado na manhã desta 5ª feira, 14 de novembro, a partir das 8h30, no Centro Padre Ernesto de Promoção Humana e Solidária (Cenper), sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

 

O membro da Coordenação Estadual do Fórum de Economia Solidária, Rodrigo Nates, fará uma palestra ao público que será formado por integrantes de empreendimentos como Amor Peixe, Mãos que Fazem, Argos, FALA, Artesanatos do Pantanal, Clube das Mães Cidade Dom Bosco e Mulheres de Fibra. O evento é um desdobramento da implantação do Fórum Municipal de Economia Solidária ocorrido em setembro deste ano.

 

A proposta é proporcionar aos membros destes empreendimentos um momento de integração, troca de experiências e formação com base nos princípios e valores do conceito da economia solidária.

 

Estimulados pela Prefeitura Municipal, o movimento da economia solidária vem se apresentando como uma das ferramentas de inclusão social, tirando as pessoas e grupos do anonimato. Através dos talento e habilidades, eles vem mostrando que podem fazer a sua própria historia, sem falar na grande possibilidade de geração de renda.

 

Segundo definição do Ministério do Trabalho, economia solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.