Corumbá debate sistema para garantir melhor segurança nas fronteiras

Corumbá recebe na sexta-feira, 08, o Ciclo de Debates Sobre o Sistema de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), e o tema a ser tratado é “A vigilância e a proteção das fronteiras terrestres brasileiras”. O encontro é uma realização da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado e foi uma solicitação do senador Delcídio do Amaral, confirmado na semana passada durante um encontro em Brasília com o prefeito Paulo Duarte que, por meio da Prefeitura, está dando total apoio ao evento.

 

O ciclo de debates está marcado para o Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, a partir das 09 horas, e contará com a participação dos generais Antonino dos Santos Guerra Neto, comandante do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército; João Roberto de Oliveira, gerente do SISFRON; João Francisco Ferreira, comandante do Comando Militar do Oeste; Lourival Carvalho Silva, comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada,  localizada em  Dourados; e Pedro Paulo de Mello Braga, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, sediada em Corumbá.

 

Também está confirmada a participação do empresário Marcus Tollendal, presidente da Savis Tecnologia e Sistemas S.A. (empresa que venceu a concorrência feita pelo governo para implantar o SISFRON). O ciclo está sendo iniciado nesta quinta-feira, 07, em Ponta Porã. Amanhã, além de Corumbá, está marcado o terceiro debate em Campo Grande, às 17 horas, na Assembleia Legislativa.

 

De acordo com o senador Delcídio, o objetivo dos debates é mostrar para a população a importância do projeto e buscar o envolvimento dos órgãos públicos e entidades privadas do estado e dos municípios.

 

“O SISFRON é um dos programas mais importantes já desenvolvidos pelo nosso país no setor da segurança pública. E todos nós sabemos da vulnerabilidade das nossas fronteiras. Ele vai fortalecer a prevenção e o combate ao contrabando, ao tráfico de drogas e de armas e aos demais atos ilícitos cometidos nessas regiões”, informou.

 

Delcídio comentou ainda que o SISFRON é um programa de defesa da soberania nacional, “que precisa estar alinhado com a Policia Federal, as Policias Rodoviárias Federal e Estadual, o DOF, a PM, a Polícia Civil, enfim, com todas as instituições ligadas a questão de segurança”.

 

O prefeito Paulo Duarte classificou o debate como importantíssimo e que é terá “destaque especial com a presença de todos os senadores que compõem a comissão e, ainda, de autoridades do governo relacionadas a esse assunto em Corumbá”, informou.