Corumbá amplia estrutura de atendimento com nova ambulância do Samu

Corumbá passa contar com mais uma ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A entrega do veículo, um Ducato Maxi da Fiat, ano 2013, foi realizada na tarde de ontem, 19, pela primeira dama e presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Claria Scardini, que representou o prefeito Paulo Duarte.

 

Adquirida com recursos do Ministério da Saúde, a nova ambulância é a quarta já conquistada pelo Município. “Tínhamos protocolado, logo no início da gestão do prefeito Paulo Duarte, um documento no Ministério da Saúde colocando as nossas dificuldades, a situação que nós tínhamos em relação ao Samu, que estava funcionando já há algum tempo, quase dois anos, sem credenciamento. Essas viaturas se sucatearam e era necessária a reposição”, explicou a secretária municipal de Saúde Dinaci Ranzi, após receber o veículo.

 

Ainda segundo Dinaci, a Prefeitura também está finalizando o processo de licitação de mais uma ambulância. “Será um veículo com tração 4×4 para fazer o atendimento no Pantanal. Além disso, mais duas viaturas chegarão provavelmente no mês de abril, para substituir as antigas, que serão encaminhadas para o Ministério da Saúde”, completou Dinaci agradecendo o apoio do prefeito Paulo Duarte pela conquista.

 

“O prefeito Paulo está nos permitindo fazer gestão de saúde pública. E isso pra nós, que somos militantes do Sistema Único de Saúde, é uma benção de Deus, uma conquista de qualidade de serviço”, destacou a secretária acrescentando também que, dessa forma, a Secretaria de Saúde vai poder reorganizar e repactuar com o Corpo de Bombeiros, algumas ações do Samu no Município.

 

Em atividade desde 2011, o Samu conta hoje com 44 profissionais, sendo 18 médicos, 12 enfermeiros, oito técnicos de enfermagem e seis bombeiros. Desde a inauguração da nova sede do serviço, a manutenção das viaturas passou a ser dividida entre o Município e a Secretaria Estadual de Saúde.