Capital da Aventura: Pantanal Extremo reúne 500 atletas de todo País

Com mais de 500 atletas inscritos, o Pantanal Extremo vai transformar Corumbá na Capital Nacional dos Jogos de Aventura. O evento começa nesta quinta-feira, 21, com a parte educacional da programação. Às 14 horas, na Unidade III do Campus do Pantanal (antiga Alfândega), começa o curso de arbitragem em maratona Aquática.

 

Às 15 horas, uma revoada de paramotores e trikes vai agitar o céu da cidade. No mesmo horário, alguns dos melhores bikers do Estado farão uma apresentação do Downhill na escadaria do Cristo Rei do Pantanal. Ainda às 15 horas, uma atividade voltada a alunos da Rede Municipal de Ensino vai apresentar a Canoagem no Parque marina Gattass.

 

A fase esportiva do Pantanal Extremo começa na sexta-feira, 22, com o Voo Livre. A disputa começa às 8 horas, com decolagem no Morro Tromba dos Macacos, de 680 metros. São três provas, nas categorias parapente open, parapente serial e asa delta. A prova principal acontece no sábado pela manhã, quando os competidores terão quer pousar no Parque Urbano.

 

Ainda no dia 23 acontece a largada da Canoagem (30 km) na Baia do Tuiuiú (Rio Paraguai), às 8h. Às 9h, ciclismo (downhill), nas escadarias do Cristo Rei do Pantanal, com nada menos 504 degraus. Vence quem comcluir o percurso no menor tempo. Às 15h, início do mountain bike (circuito Cidade Histórica), com a participação de Luciene Ferreira da Silva, bicampeã brasileira, e Magno Prado Nazareth, outro destaque nacional.

 

No mesmo dia acontecerá a maratona aquática, às 10h, no Rio Paraguai, com as provas amadoras de 1.000, 400 e 200 metros. Às 15 horas, a categoria principal (5 km) sai do parque Marina Gattass e chega até a Prainha do Porto Geral. A prova noturna de orientação larga às 20h, no circuito Cidade Histórica, entre ladeiras de paralelepípedos, a orla portuária e casarões centenários.

 

O último dia de competição, 24, terá uma das provas mais esperadas, válida pelo Campeonato Brasileiro de Race Maratona (30 km), maior desafio já proposto até hoje para os atletas do Stand Up Paddle no Brasil, com largada na Baía do Tuiuiú, às 9h. Presenças confirmadas dos líderes do ranking nacional, o paulista Paulo dos Reis e a baiana Bárbara Brazil Nunes (bicampeã brasileira).

 

 

 

Outra competição que exigirá muita resistência será a maratona de mountain bike na Estrada Parque, com percursos de 28,3 km e 53,8 km, nas categorias elite, máster, feminino elite e open. A largada será às 7h do dia 24. A última prova de orientação será às 8h, em área do Exército (mata fechada), próxima à fronteira com a Bolívia. Os jogos se encerram às 14h com a entrega dos últimos prêmios.

 

Pantanal

 

Promovido pela Prefeitura de Corumbá, o Pantanal Extremo tem como objetivo integrar a prática esportiva com a riqueza cultural e ambiental da região, destacando a importância da preservação da Planície Pantaneira, bioma considerado Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera pela UNESCO.

 

Os Jogos de Aventura têm como principal regra o respeito ao meio ambiente, onde o objetivo é a integração homem e natureza, nos rios, nas trilhas e no ar, tudo isso em um cenário espetacular, regado pelo desafio das forças naturais.

 

O Pantanal Extremo é um desafio para os amantes dos esportes radicais, unindo a habilidade dos atletas e obstáculos naturais em meio a maior planície alagável do mundo, como a moradia das reservas minerais, o Rio Paraguai e a Estrada Parque (antiga estrada boiadeira).