Atleta de 14 anos é destaque na maratona aquática do Pantanal Extremo

York Correa foi o principal destaque das duas provas realizadas na manhã desse sábado, 23, no Rio Paraguai, que marcaram a abertura da Maratona Aquática dentro do Pantanal Extremo. Com apenas 14 anos de idade, o atleta de Campo Grande conquistou o primeiro lugar nas categorias amador adulto e amador infantil.

 

A primeira prova vencida por York, que é nadador do Rádio Clube, foi a dos mil metros, na categoria adulto. Ele concluiu o percurso com o tempo de 11’23”. Meia hora depois estava de volta ao Rio Paraguai, desta vez para participar da prova dos 400 metros, infantil.

 

Nova vitória de York, com um tempo de 4’11”, só que desta vez, ele terminou empatado com João Vitor Pena, 13 anos, também nadador do Radio Clube de Campo Grande. Work saiu das águas do Paraguai em primeiro e se dirigiu caminhando até a linha de chegada, sendo alcançado por João Vitor.

 

“Nunca tinha participado de uma prova em rio, somente em piscinas. Mas, foi fácil. A dificuldade maior foi na curva do rio (próximo à captação de água bruta). A correnteza também é forte, mas no geral a prova foi tranquila”, disse York, após a chegada dos mil metros.

 

Com 10 anos dedicado à natação, a jovem promessa sul-mato-grossense foi terceiro do brasileiro em 2012, e sétimo este ano. Suas especialidades são os 50 e 100 metros livres.

 

Nos mil metros ele teve a companhia do pai, York da Silva, e também da pequena Giovanna Souto, 13 anos, que ficou em primeiro lugar no feminino. Disse que a prova foi tranquila, e que a maior dificuldade aconteceu na reta de chegada, muita correnteza.

 

As duas provas foram coordenadas pela Federação Sul-Mato-Grossense de Natação. O presidente da instituição, Jefferson dos Santos Borges, acompanhou as competições de perto e conversou longamente com o prefeito Paulo Duarte que passou pela prainha do Porto Geral, prestigiando a Maratona Aquática. Estava acompanhado da primeira dama e diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini.

 

Nos mil metros, dos 55 inscritos, 34 participaram da prova. Nos 400 metros, 44 estavam inscritos. A Maratona prossegue à tarde com a categoria principal e percurso de cinco mil metros. A largada será as 15 horas, no Parque Marina Gattass.