Albuquerque recebe qualificação do Pronatec Copa durante época de piracema

Os moradores de Albuquerque, distrito distante cerca de 70 quilômetros da área urbana de Corumbá, iniciaram o mês de novembro com a oportunidade de qualificação levada pelo Pronatec Copa, programa do Ministério do Turismo, em parceria com o Senac e prefeituras municipais.

 

O período de realização do curso de “Recepcionista em Meios de Hospedagem“ não foi escolhido em vão, pois, a partir deste mês, com a proibição de pesca nos rios do Pantanal devido á reprodução dos estoques pesqueiros, grande parte da mão-de-obra local empregada nos empreendimentos turísticos tem a chance de se empenhar integralmente na qualificação.

 

“Ao invés de realizarmos em dois meses, conseguiremos finalizar o curso em apenas um e isso também auxiliará na renda dos participantes porque eles receberão todo o valor da bolsa de incentivo”, observou a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes que foi ao distrito acompanhar o início das aulas.

 

No curso em Albuquerque há 30 alunos vindos de 20 empreendimentos hoteleiros e de pousadas. Os participantes recebem uma bolsa que corresponde a R$ 2 por hora-aula frequentada. Ao final das 160 horas, cada participante receberá R$ 320.

 

Hélènemarie ressaltou a importância de um planejamento participativo para as atividades do setor e citou o oferecimento dos cursos do Pronatec Copa como um bom exemplo dessa prática, pois os relatos da comunidade e empresariado definiram a demanda.

 

Ela reforçou ainda que a Prefeitura Municipal entende o importante papel do turismo no desenvolvimento local e que atividades já estruturadas, como as que se desenvolvem em Albuquerque, precisam ser fortalecidas.

 

“Uma das metas é fortalecer esse pólos que já saíram do contexto potencial e já tem uma infra-estrutura turística no local. Ela  precisa ser melhor organizada e promocionada. Muitos dos empreendimentos que já estão Cadastro Nacional do Turismo (Cadastur) e terão um olhar extremamente especial desse governo”, analisou ao afirmar que a região tem muito para se desenvolver no ramo do ecoturismo.

 

O curso de recepcionista em meios de hospedagem está sendo realizado na escola rural Luiz de Albuquerque, numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação. As aulas ministradas por instrutores do Senac seguem até final do mês em Albuquerque.

 

Já em Corumbá, os cursos do Pronatec Copa começaram no mês de setembro deste ano e seguem até janeiro de 2014, beneficiando 320 pessoas. As aulas acontecem nas salas do Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez.

 

A diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal adiantou que quem perdeu a oportunidade de frequentar os cursos este ano deve ficar atento, pois em 2014, outros serão oferecidos.

 

“Entendemos que a qualificação tem que ser contínua e outras oportunidades estão por vir. Com isso, as pessoas tem a chance de terem um currículo cada vez melhor”, afirmou ao contabilizar mais 10 cursos para o próximo ano.