Vacina contra tétano continua disponível no Pronto Socorro Municipal

A vacina antitetânica está disponível apenas para os casos de urgência e emergência atendidos no Pronto Socorro Municipal de Corumbá. Nessa segunda-feira (21) a Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) do Ministério da Saúde informou que não tem conseguido atender a demanda de distribuição de alguns imunobiológicos com regularidade e, visando informar sobre as dificuldades enfrentadas, emitiu a seguinte nota:

“Difteria, Tétano e Pertussis (DTP) e Dupla Adulto contra Tétano (dT): são produzidas e fornecidas pelo único produtor nacional, o Intituto Butantan – IB. Em função de adequações às normas de Boas Práticas de Fabricação – BPF e visando atender a legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, o referido Instituto passa por reformas, o que ocasionou a suspensão no processo produtivo e, por consequência, interrupção no cronograma de entrega”.

De acordo com o chefe do Setor de Imunização de Corumbá, Wangley Bento, a vacina fica disponível o ano todo na Rede Pública. “Entretanto, desde de junho começou o racionamento devido a adequação do Instituto Butantan. Portanto, estamos no aguardo da liberação destas vacinas e por isso ela só está disponível para vitimas de acidentes graves”, concluiu.