Seminário de Educação Inclusiva será aberto no dia 4, em Corumbá

Com o objetivo de contribuir para a formação dos profissionais da Rede Municipal de Ensino (Reme), a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Educação, realiza entre os dias 04 e 08 de novembro, o VII Seminário de Educação Inclusiva – Direito à Diversidade. A atividade acontece no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez e contará com carga horária de 40 horas.

 

O programa visa o desenvolvimento de sistemas educacionais inclusivos, em articulação com os sistemas públicos de ensino, nas áreas de alfabetização e educação de jovens e adultos, educação ambiental, educação em direitos humanos, educação especial, do campo, escolar indígena, quilombola e educação para as relações étnicorraciais.

 

De acordo com a secretaria de Educação, Roseane Limoeiro, o seminário terá como participantes gestores e educadores do município-polo Corumbá, como também representantes de cada um dos municípios de abrangência: Aquidauana, Douradina, Porto Murtinho, Miranda, Ladário, Guia Lopes da Laguna, Caracol, Bela Vista, Antonio João, Bodoquena e Bandeirantes.

 

Programação

 

No dia 04, às 18h30, os profissionais da educação participam de uma palestra sobre Educação para os Direitos Humanos e Cidadania, com o Dr. Roberto Ferreira Filho, juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Campo Grande.

 

Já no dia 05, no período de 07h30 às 11 horas, será realizada uma palestra sobre Educação para as Relações Etnicorraciais, com a professora Drª Carmem Silvia Morentzsohn Rocha, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de MS/ Campus Corumbá. No período da tarde, de 13h30 às 17 horas, os educadores farão uma visita no Museu de História do Pantanal e Estação Natureza Pantanal/Fundação Grupo Boticário.

 

A programação segue no dia 06 com uma palestra sobre a Temática de Gênero na Prática Docente e no Cotidiano Escolar, com a professora Célia Maria Flores Santos. A atividade será realizada no período da manhã, de 07h30 às 09 horas. No mesmo dia, a partir das 09h20, o Defensor Público e Coordenador da Defensoria Pública de Corumbá Carlos Eduardo O. de Souza, Vai ministrar uma palestra com o tema “Educar e Efetivar Direitos.

 

Ainda no dia 06, o Chefe do Núcleo do Campo da Secretaria Municipal de Corumbá, Luis Manoel Bezerra e a Coordenadora do SESC Dourados, Emma Chistian Silveira Doffinger, vão discutir o tema Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo: práticas pedagógicas e perspectivas.

 

No dia 07, haverá uma palestra com o professor especialista Cláudio luiz Vasquez dos Santos, do Centro de Apoio ao Surdo, em Campo Grande. A atividade acontece no período de 07h30 às 11 horas. À tarde, no período de 13h30 às 17 horas, um debate sobre Transtornos Globais do Desenvolvimento, com o psicólogo Fernando Ulisses Rosalino, do Estadual de Educação Especial e Inclusiva, Campo Grande MS.

 

E para encerrar a programação, no dia 08, o Deputado Estadual Pedro Kemp ministra uma palestra sobre o tema Escola Inclusiva. A atividade será realizada no período de 07h30 às 11 horas.