Projeto Sorriso Ribeirinho fortalece autoestima das famílias pantaneiras

Implantado nesse ano pela Prefeitura de Corumbá, o projeto Sorriso Ribeirinho tem auxiliado o Programa Social Povo das Águas a melhorar a autoestima do povo pantaneiro.

 

Com o apoio de um equipamento odontológico móvel, os dentistas da ação conseguem restaurar dentes quase perdidos, devolvendo o sorriso e incentivando maior cuidado com a higiene bucal das famílias localizadas em áreas de difícil acesso do Pantanal corumbaense.

Mais de 30 procedimentos já foram realizados em 2013, inclusive um tratamento de canal na região de Forte Coimbra. Durante a 7ª edição do Programa Social, realizada entre os dias 27 de setembro e 3 de outubro no rio Taquari, um único ribeirinho teve oito dentes reparados pela equipe odontológica. Morador da colônia Limãozinho, Seo João demorou apenas 40 minutos para voltar a exibir um sorriso igual de quando era garoto.

“Primeiro fizemos a remoção do tecido careado, em seguida a proteção superficial com CIV (Cimento de Ionômero de Vidro) e por último a restauração com resina composta”, detalhou o dentista Cláudio Alencar. Um gerador portátil movido a óleo diesel permitiu o funcionamento do aparelho utilizado no procedimento. Todas as crianças ainda receberam aplicação de flúor e kits de escovação.

Corte de cabelo

Os ribeirinhos do Taquari também puderam cuidar do visual. Os voluntários João Vitor Rei e Silvana Porfírio foram os responsáveis pelos cortes de cabelo de mulheres, homens, jovens e crianças. Por dia de ação, foram aproximadamente 30 mudanças de visual. Essa foi a terceira e última viagem do Povo das Águas ao Médio Pantanal em 2013. No final de outubro, a comunidade assistida será a do Alto pantanal e, em seguida, a da parte baixa.