Projeto Mulheres em Movimento atende Estabelecimento Penal Feminino

A Prefeitura de Corumbá está iniciando nesta terça-feira, 01, o projeto Mulheres em Movimento em atendimento às internas do Estabelecimento Penal Feminino. Trata-se de uma ação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, coordenada pela Gerência de Políticas Públicas para a Mulher, e atende uma solicitação da direção da instituição na cidade.

 

O projeto é executado pelas equipes multidisciplinares do CRAM (Centro de Referencia a Mulher em Situação de Violência) e do CRAS I (Centro de Referência de Assistência Social), do Bairro Centro América, com o objetivo de melhorar positivamente o convívio social das reeducandas, proporcionando-lhes melhoria da qualidade de vida, por meio da prática de exercícios físicos, jogos e recreações de forma regular.

 

Conforme a gerente de Políticas para a Mulher, Cristiane Sant’Anna de Oliveira, o projeto oferece ainda oficinas de autoestima e cidadania com temas transversais, com o intuito de capacitar as reeducandas para se tornarem agentes sociais e transformadoras, capazes de retornarem ao convívio social.

 

O Projeto prevê também o encaminhamento das famílias das reeducandas para o território de abrangência dos CRAS I, com a finalidade de serem inseridos no Cadastro Único dos programas sociais do Governo Federal

 

Mulheres em Movimento tem a parceria também da Secretaria de Saúde, por meio do DANT’s (Doenças e Agravos não Transmissíveis) e do CAPSad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas). Conta ainda com apoio da Pastoral Carcerária, Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher, Conselho da Comunidade e da Subsecretaria da Mulher e de Promoção da Cidadania de MS.