Prefeitura garante apoio à promessa da natação do Centro-Oeste

O prefeito Paulo Duarte recebeu nessa quarta-feira (23) o nadador Pedro Henrique da Silva Castro, uma das maiores promessas da natação de Mato Grosso do Sul. No último final de semana, o corumbaense de 17 anos conquistou quatro medalhas de ouro no 22º Torneio Centro-Oeste de Clubes Infantil, Juvenil, Júnior e Sênior de Natação, disputado em Brasília.

Ele venceu nos 100 metros nado livre, 100 metros borboleta, 200 metros medley (quatro estilos) e nos 200 metros nado livre, resultados que deram o ele o melhor índice técnico do torneio regional e o troféu por eficiência.

Agora Pedrinho se prepara para as Olimpíadas Escolares Brasileiras, que acontecem em Belém no início de novembro. Em dezembro o foco será o XXXIII Campeonato Brasileiro Júnior de Natação – Troféu Júlio de Lamare, programado para os dias 04 e 07 no Rio de Janeiro. Essa última competição vale vaga para O Sulamericano do Chile, em março.

Além de garantir o apoio da Prefeitura ao atleta, o prefeito Paulo Duarte ainda anunciou o retorno da Bolsa Atleta. “Com base nas competições da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) e nos resultados obtidos em outras disputas Estadual e Nacional, vamos incentivar financeiramente os atletas da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

De acordo com o diretor-presidente da Funec, Elvécio Zequetto, o programa está passando por avaliação da assessoria jurídica, visando o aperfeiçoamento, principalmente na destinação e utilização dos recursos e na prestação de contas. “Os procedimentos serão regulamentados ainda este ano e a chamada pública para inscrições está prevista para o início de 2014”, explicou.

Festival de Verão

Durante o encontro, a Funec também confirmou a realização do Festival de Verão de Natação em Corumbá. O evento será em dezembro e encerra o calendário estadual de competições. “Vai ser um treino de luxo para o Pedro Henrique”, disse o pai e técnico do atleta, Pedro Castro.

O Festival deve ser a última vez que Pedrinho nada uma competição oficial em casa. Prestes a concluir o ensino médio, ele já recebeu convites para defender equipes de renome nacional. “Estamos vendo o que é o melhor pra gente”, afirmou o nadador. Os bons resultados em diferentes modalidades acabaram deixando dúvidas na cabeça do atleta.

“Ainda não sei qual é a minha prova”, observou. Nesta reta final de preparação ele tem treinado três vezes por dia. A rotina começa logo cedo, às 5h30 da manhã na piscina do Corumbaense Futebol Clube. “São quase 6 horas diárias de treino”, contabilizou.

A determinação do jovem atleta foi bastante elogiada pelo prefeito de Corumbá. “na vida, além do talento, é preciso ter cabeça, ter foco. E ele tem mostrado isso”, concluiu Paulo Duarte.