Prefeito cumpre agenda diplomática e recebe visita do Cônsul do Paraguai

O prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, iniciou a semana cumprindo importante agenda diplomática e recebeu em seu gabinete o Cônsul do Paraguai, Angel Adrián Gill Lesme.

 

O diplomata veio a Corumbá para uma visita de cortesia ao Chefe do Executivo local e destacou a importância da Cidade Branca, por sua cultura, economia e geografia, uma vez que faz fronteira não só com a Bolívia mas também com o Paraguai e é o primeiro pólo de desenvolvimento da região. “Nosso presidente (Horácio Cartes) sempre se lembra do Mato Grosso do Sul e Corumbá é uma cidade especial nessa estratégia de fortalecimento dos laços econômicos e culturais entre as duas nações”, disse o Cônsul.

 

O prefeito Paulo Duarte elogiou a postura do novo presidente Horácio Cartes que, apesar de recém-empossado, tem mostrado bastante disposição em retomar os acordos bilaterais com alguns países do Mercosul e, ao mesmo tempo, promover inclusão social e combater a pobreza. “Somos muito mais do que países vizinhos, somos irmãos pois temos culturas, tradições e interesses econômicos em comum. Precisamos nos unir afim de promover um intercâmbio mais efetivo nesse sentido”, disse o prefeito.

 

Entre os temas que dominaram a pauta do encontro, o destaque ficou para a consolidação da Rota Bioceânica, que busca alternativas para a redução do custo logístico para a exportação ao mercado asiático, sobretudo dos grãos, dos quais Mato Grosso do Sul e Paraguai são grandes produtores. Ambas as partes se mostraram dispostas a viabilizar o corredor, que reduziria em 10% os custos com o transporte dessas commodities agrícolas, o que impactaria numa economia direta de 3% a 5% do valor das exportações.

 

O Cônsul também salientou a proximidade da Copa do Mundo no Brasil e a importância de uma política integrada de turismo entre as duas nações, uma vez que a região terá grande trânsito de turistas na época da competição. Segundo estudo do Ministério do Turismo, os turistas estrangeiros que devem prevalecer na Copa do Mundo são da própria América do Sul, principalmente da Argentina, Uruguai e Chile.

 

O diplomata paraguaio permanece até o final do dia em Corumbá, onde cumpre outros compromissos oficiais e amanhã segue para o município de Aquidauana. O prefeito Paulo Duarte agradeceu a visita e convidou o Cônsul a regressar em outra oportunidade para conhecer as festas culturais mais tradicionais de Corumbá, como o Arraial do Banho de São João e o Carnaval Cultural.

 

O Chefe do Executivo ganhou de presente do Cônsul um bottom com o brasão da República do Paraguai e manifestou o interesse em conhecer a capital Assunção, desejo recebido com alegria pelo diplomata, que antecipou que também o receberá na cidade paraguaia com as devidas honras.