Prefeito conhece trabalho pedagógico desenvolvido na escola Tilma Fernandes

O prefeito Paulo Duarte conheceu na manhã desta quinta-feira, 17, mais um trabalho pedagógico desenvolvido por alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme), que concorre ao prêmio “Professor por Excelência”.  A atividade, realizada pelos estudantes do 8º e 9º ano da Escola Tilma Fernandes Veiga, foi desenvolvida a partir de conceitos aplicados dentro da disciplina “Formação Cidadã”, que faz parte da matriz curricular dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA.

 

Responsável por trabalhar valores humanos fundamentais para um desenvolvimento equilibrado, ajudando a descobrir e construir identidade e a autoestima dos alunos, a disciplina “Formação Cidadã”, foi o caminho que o professor Thiago Godoy encontrou para trabalhar com os alunos. “Nós desenvolvemos várias ações no campo da cidadania em nossa cidade. E a partir disso, convidamos os alunos a participarem também, pensarem juntos e a criarem idéias para mudar o mundo”, contou o professor.

 

Thiago ainda conta que os alunos se envolveram em muitas atividades de reciclagem. “Demos uma volta no bairro, no entorno da escola, e a primeira ideia que tiveram foi a de selecionar o lixo. Confeccionaram cartazes e espalharam pela escola. Fizeram coleta no pátio e a partir disso, começaram a ampliar suas ações”, conta o orgulhoso professor ao lembrar que as ações desenvolvidas pelos alunos, tiveram a participação de técnicos da Fundação do Meio Ambiente. “Eles trouxeram a ideia do calendário da coleta seletiva e dos materiais orgânicos, para divulgar as ações”, explicou.

 

Ainda segundo ele, a turma composta por 22 alunos pintou o Centro de Educação Infantil Valódia Serra, anexo à Escola Tilma Fernandes, permitindo que os professores trabalhem jogos ou qualquer outra atividade que tenha a finalidade de ensino com as crianças. “Amarelinha, toca do coelho e a centopéia numérica, foram algumas das atividades traduzidas pelos estudantes, a partir do universo lúdico”, enumerou Thiago Godói.

 

Construindo um futuro

 

Durante a visita, o prefeito Paulo Duarte elogiou o trabalho dos estudantes. “Todo mundo quer um mundo melhor, mas o que temos feito para isso? Tem uma frase que diz que ‘aquele que não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier’. E vocês estão construindo esse futuro”, enfatizou Duarte.

 

“Acredito que essa geração vai dar um outro conceito à Corumbá, um outro futuro. O que vocês estão fazendo aqui é o que o Brasil precisa. E isso tem que ser disseminado. Não tenham vergonha de serem cidadãos de verdade”, completou o chefe do Executivo Municipal.

 

A secretária de Educação, Roseane Limoeiro, falou orgulhosa do trabalho apresentado, a partir da disciplina “Formação Cidadã”. “Orientar os alunos quanto às atitudes ao se alimentar, trabalhar o tema meio ambiente, conscientizá-los sobre boas atitudes de convivência, promover a cultura da paz e sensibilizá-los sobre a responsabilidade na preservação do patrimônio público, são elementos fundamentais para evitar conflitos que podem tornar-se potencialmente futuros pontos de discussão e problemas”, destacou Roseane Limoeiro.

 

Conscientes

 

Para a aluna do 9º ano, Lorraine Reis, de 15 anos, todas as atividades desenvolvidas durante os três meses foram muito gratificantes. “Eu gostei muito e me sinto cada vez mais consciente com o meio ambiente, o respeito com o próximo e o cuidado com a nossa escola”, contou a menina. “Praticar cidadania é algo muito especial e agora eu sei bem o significado”, completou.

 

Já para o estudante Paulo Pereira Rondão (Paulinho), pintar a escola e deixar um ambiente mais agradável para os pequenos do Centro de Educação Infantil Valódia Serra, não tem preço. “Fico muito feliz em poder ajudá-los, aprendi muito com esse projeto e sei que as crianças estão muito felizes com tudo que fizemos”, declarou o aluno.