Parceria viabiliza salas multifuncionais para alunos da Região das Águas

Uma parceria entre a Prefeitura de Corumbá, a Ong (Organização Não Governamental) Acaia Pantanal e a Fundação Telefônica viabilizou a construção de duas salas multifuncionais na Rede Municipal de Ensino (Reme) da cidade. Os equipamentos, inaugurados nessa quinta-feira (10), vão atender os estudantes da chamada Região das Águas, localidades distantes e de difícil acesso do Pantanal corumbaense.

As salas ficam na Barra do São Lourenço e no Paraguai-Mirim, as duas extensões da Escola Municipal Rural Pólo Porto Esperança. Os espaços são equipados com livros, revistas, enciclopédias, brinquedos pedagógicos e diversos outros instrumentos que facilitam o aprendizado e a interação social de crianças e jovens. Em cada uma foram investidos pouco mais de R$ 86 mil.

A primeira a ser inaugurada foi a da Barra do São Lourenço, bem próxima ao Parque Nacional do Mato Grosso, extremo norte do Mato Grosso do Sul. O prefeito Paulo Duarte, a diretora da Acaia Pantanal, Sylvia Bourroul, e o secretário de Governo, Hélio de Lima, foram recepcionados pela fanfarra do colégio, que ainda preparou uma bela apresentação teatral contando a Educação Física na Pré-História. “A sala ficou show”, afirmou Tailson Hilário de Souza, de 12 anos.

Filho e neto de pescadores, o aluno da 6ª série sempre morou na beira do rio, o que nunca foi empecilho para que ele frequentasse normalmente as aulas. “Estudar aqui é muito bom”, resumiu o adolescente. Da Barra, a comitiva desceu o Rio Paraguai até o Paraguai-Mirim, onde estava a secretária municipal de Educação, Roseane Limoeiro, e a pequena Camila Rodas Pilar, de apenas 8 anos.

Fantasiada de Emília, ela foi a responsável pela apresentação da sala multifuncional. Mas antes do descerramento da placa inaugural, os alunos cantaram, à capela, o Hino a Corumbá e o Hino Nacional. A festa ficou completa quando Cristina Roselina Oliveira Mendes, de 9 anos, declamou a Lenda Bororó, do poeta corumbaense Pedro de Medeiros.

Ainda durante a manhã, o prefeito e a secretária de educação participaram da inauguração da nova unidade da extensão Jatobalzinho, mantida pelo Instituto Acaia em parceria com a Prefeitura. O prédio com seis salas de aula tem capacidade para atender até 60 alunos, todos em sistema de semi-internato, onde as crianças ficam a semana toda na escola e só voltam para a casa nos finais de semana.