Mulheres dos CRAS são orientadas quanto à prevenção do câncer de mama

Dentro das atividades da Campanha Outubro Rosa, Corumbá está desenvolvendo a ação “Toda Mulher deve ter o seu Dia Rosa” com freqüentadoras das quatro unidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) instaladas no município.

 

Coordenada pela Gerência de Políticas para a Mulher, em parceria e o Centro de Saúde da Mulher, a ação tem como objetivar conscientizar o público feminino sobre a prevenção do câncer de mama.

 

Segundo dados de organismos de saúde, o câncer de mama é o que mais acomete mulheres em todo o mundo. Em 2013, esperam-se, para o Brasil, 52.680 casos novos da doença, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres, por isso as técnicas do Centro de Saúde da Mulher alertarão sobre a importância para a realização anual do exame de mamografia em mulheres cuja faixa etária está entre 40 e 49 anos de idade. Já entre os 50 e os 69 anos é recomendada a realização de mamografias de rastreamento, a cada dois anos.

 

Históricos de casos na família também aumentam as chances de desenvolvimento da doença. Quem têm mãe ou irmã com câncer de mama antes dos 50 anos; história familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino deve iniciar o acompanhamento aos 35 anos de idade.

 

A ação de conscientização “Toda Mulher deve ter o seu Dia Rosa” começou na tarde desta 5ª feira, 17 de outubro, no bairro da Cervejaria onde está localizado o CRAS 3. Nesta 6ª feira, dia 18, ação acontece no CRAS 1 (bairro Centro América), a partir das 15 horas, e no CRAS 2 (bairro Nova Corumbá), às 16 horas. Na próxima 6ª feira, 25 de outubro, a conscientização chega ao bairro Aeroporto, no CRAS 4, no horário de 15h30.