Jogos de Aventura vão agregar esporte, cultura e preservação do Pantanal

Promovido pela Prefeitura de Corumbá, o Pantanal Extremo vai integrar a prática esportiva com a riqueza cultural da região, destacando também a importância da preservação da Planície Pantaneira, bioma considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.

“A proposta de realizar os Jogos de Aventura em Corumbá sustenta-se por ser a cidade considerada a Capital do Pantanal Brasileiro e a principal cidade às margens do rio Paraguai. A cidade possui infraestrutura suficiente para a realização de eventos desse porte, inclusive já integrando o roteiro de turismo internacional”, observou o coordenador geral dos Jogos, Rodrigo Terra.

O Pantanal Extremo terá como principal regra o respeito ao meio ambiente, onde o objetivo é a integração homem e natureza, nos rios, nas trilhas e no ar, tudo isso em um cenário espetacular, regado pelo desafio das forças naturais.

“Dessa forma, o evento divulgará as potencialidades de Corumbá e contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico, incentivando o surgimento de novos adeptos do esporte de aventura na cidade e no Estado”, complementou.

Como legado, os Jogos de Aventura deixam um estimulo à prática esportiva em contato direto com a natureza, favorecendo vivências, tanto para atletas, como para a população local, favorecendo também o desenvolvimento da conscientização da necessidade da preservação do meio ambiente.

“Além disso tudo, queremos incluir o Pantanal Extremo no calendário esportivo nacional, favorecer novos praticantes de atividades esportivas ligadas a natureza em Corumbá e apresentando a cidade para o Brasil e para o mundo como destino turístico para adeptos dos esportes de aventura”, reforçou Rodrigo Terra.

No lançamento da programação oficial do evento, realizado nessa terça-feira, 29, na Prefeitura, o comando do 6º Distrito Naval foi representado pelo capitão-de-corveta Marcelo Nascimento. O major Sérgio Leandro Jacob Alves representou a 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, enquanto o major Fábio Catarinelli, subcomandante do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros, representou a instituição.