Em audiência pública, Saúde faz balanço das atividades em Corumbá

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou esta manhã, 23, uma audiência pública para apresentação do Relatório de Gestão em Saúde do segundo quadrimestre. Realizada na Câmara de Vereadores, o encontro contou com a apresentação detalhada de todos os trabalhos desenvolvidos no setor e os recursos que foram disponibilizados e investidos.

 

Durante a audiência, a secretária de Saúde Dinaci Ranzi, falou sobre o processo de crescimento da saúde. “Nós estamos caminhando, mas ainda é muito cedo para apresentarmos indicativos mais fortalecidos. Nós só vamos ter um indicador positivo, quando fecharmos o ano, quando fechar um ciclo”, disse Dinaci. “Só assim teremos um indicador que possa dar um comparativo de evolução ou não”, continuou.

 

“O pouco que a gente está fazendo para acompanhar o COAP (Contrato Organizativo de Ação Pública) que Mato Grosso do Sul foi um dos primeiros a aderir, mostra que nós estamos caminhando para a melhoria desses indicadores na nossa região”, destacou, acrescentando que a participação dos trabalhadores da saúde e o envolvimento da equipe na gestão da secretaria, têm avançado. “Cada gerência sabe o que tem para gastar e como vai administrar todo recurso, durante o período que tem para executar o orçamento”, enfatizou.

 

Sobre a participação do Conselho de Saúde, Dinaci destaca que a intenção é ampliar. “Nós queremos criar também o conselho gestor da unidade de saúde, para que ele nos ajude a fazer uma interlocução entre a população e a secretaria de Saúde. E essa mudança vai resultar na melhora dos indicadores, para que nossos trabalhadores também sejam amparados e tenham consciência das responsabilidades entre eles e os usuários”, observou.

 

Melhorias na rede

 

A secretária acrescentou as melhorias que serão feitas no setor a partir do ano que vem. “Nós estamos num processo de crescimento e no ano de 2014, teremos várias obras sendo entregues e muitas sendo iniciadas, aumentando estrutura da rede física e equipamentos para os nossos trabalhadores. É um inicio, mas é um inicio que está sendo feito com muito respeito, muita firmeza e dignidade, que é isso que a gente quer dar para todos os usuários”, enfatizou Dinaci.

 

Humanização

 

Sobre os programas já implantados Dinaci garantiu o fortalecimento do Projeto Cuidar. “Dentro dessa política de humanização, nós vamos fazer, dentro de cada unidade de saúde, uma oficina para discutirmos com nossos trabalhadores, como é que funciona a rede de saúde em Corumbá, definir estratégias, protocolos necessários e a partir disso, criarmos um guia da saúde”, acrescenta, explicando que cada cidadão receberá esse guia para se orientar no serviço de saúde.

 

Capacitação

 

Dentro da política de humanização, a secretária destaca que será incluída também a educação permanente. “Nós vamos oferecer um curso de recomendação internacional, que é o de ACLS, ATLS, para os nossos profissionais médicos e enfermeiros, promovendo uma capacitação para um atendimento mais resolutivo de urgência e emergência. Esse é o ponto fundamental que nós vamos ter”, acrescentou.

 

Sistema Fly Saúde

 

Reconhecido como um ganho na produção ambulatorial, Dinaci destaca que para fortalecimento do sistema na rede pública municipal, serão adquiridos em 2014, mais 50 novos computadores que serão instalados na rede.

 

“Com a possibilidade dos registros de atendimentos e procedimentos pelo sistema, os dados serão mais precisos garantindo a confiabilidade das informações. Ganhamos ainda em quantidade de informações sobre os pacientes do Sistema Único de Saúde, gerando um prontuário mais completo e carregado de informações necessárias para um bom diagnóstico clínico ambulatorial”, declarou. Acrescenta que o médico terá acesso a esse prontuário. “Isso vai falar entre si e nós teremos um indicador melhor”, finalizou