Com Dia do Outubro Rosa, Corumbá reforça ações contra câncer de mama

A Prefeitura de Corumbá está reforçando ainda mais as ações de prevenção e combate ao câncer de mama na cidade. No último dia 22, o prefeito Paulo Duarte sancionou a Lei nº 2.352, aprovada pela Câmara de Vereadores, instituindo o Dia Municipal do Outubro Rosa, que será celebrado anualmente no segundo sábado de outubro.

 

Além de ter estabelecido o Dia Municipal do Outubro Rosa, o prefeito corumbaense, também no dia 22, assinou um Projeto de Lei que incentiva as servidoras da Prefeitura de Corumbá a realizarem anualmente os exames de controle do câncer de mama e de colo do útero, possibilitando diagnóstico e tratamento precoces desses dois tipos de câncer.

 

A proposta de alteração do Estatuto do Servidor permite às servidoras ausentarem-se um dia do serviço para realização do exame. A data deve ser previamente agendada na unidade de gestão de recursos humanos do órgão ou entidade em que a funcionária municipal estiver lotada. A medida também se estende para os servidores que doarem sangue.

 

“Trata-se de um sério problema de saúde pública, que deve ser enfrentado pelas três esferas de governo, por meio de políticas públicas eficazes, que começam necessariamente pelo diagnóstico precoce, por meio dos exames de controle”, observou Paulo Duarte.