Caravana Binacional Pantaneira será aberta neste sábado em Corumbá

Uma rica mistura de consciência ambiental, turismo, esporte e aventura, assim será a Primeira Caravana Binacional Pantaneira que acontecerá, pela primeira vez no Brasil, com o sobrenome de Comitiva Pantaneira. A abertura será neste sábado, 19, às 18 horas, com um encontro dos participantes no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez.

 

Até o dia 26 de outubro de 2013, quadriciclistas e motociclistas vão se embrenhar na cultura sul-mato-grossense resgatando a história dos tradicionais peões pantaneiros nas suas jornadas com o gado, levando e trazendo boiadas por este imenso pantanal, trazendo ao conhecimento de todos, os métodos utilizados pelos peões para locomoverem-se, atravessando rios, corixos, vazantes e áreas alagadas, agregando costumes, música e alimentação típica.

 

O itinerário escolhido para a internacionalização da Caravana é a histórica travessia do Pantanal Sul-Mato-Grossense conhecida como “Comitiva Pantaneira”, meio pelo qual os peões pantaneiros retiravam o gado das propriedades rurais alagadas pelas enchentes que, anualmente, invadem este território.

 

O ponto de partida da caravana será Corumbá, na fronteira com a Bolívia. O percurso prevê passagem pela localidade conhecida como Lampião Aceso, passando pela Estrada Parque, Porto da Manga, Curva do Leque, Passo do Lontra e, saindo das áreas alagadas do Pantanal, seguirá rumo aos caminhos radicais das morrarias e chapadas da serra da Bodoquena, passando pela Aldeia Kadwéu, Bonito e Aquidauana, sempre seguindo por estradas vicinais e trechos radicais, selecionados pela equipe de logística da Caravana. A reta de chegada será a cidade de Campo Grande.

 

Essa rota terá como moldura a exuberante natureza e a farta fauna pantaneira, enriquecida por atrações culturais, pousadas tipicamente pantaneiras, culinária regional, apresentações de violeiros, trovadores e poetas, revivendo as noites de pouso das comitivas.

 

O primeiro dia da Caravana Comitiva Pantaneira será de recepção dos participantes Corumbá. Na cidade, os participantes poderão aproveitar para desfrutar dos atrativos turísticos, como Museus, Porto Geral, passeios de barco pelo Rio Paraguai. Às 18 horas de sábado, acontece o lançamento da Caravana, com a participação de autoridades locais, patrocinadores e imprensa.

 

O evento é uma realização da Caravan Tour Expedition, com apoio das Prefeituras Municipais de Corumbá, Aquidauana e Bonito, e Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.