Campanha contra o câncer de mama orienta servidoras da Prefeitura

Servidoras da Prefeitura de Corumbá participaram nessa terça-feira (22) de uma palestra sobre o câncer de mama e do colo do útero. A atividade fez parte da campanha Outubro Rosa, realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, por meio da Gerência de Políticas para a Mulher, e a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Corumbá.

A apresentação foi feita pelas enfermeiras Letícia Benites e Catarina Oliveira, do Centro de Saúde da Mulher. Antes do ato, a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon, foi homenageada pela servidora Cristiane Santana, coordenadora institucional do Outubro Rosa, com a entrega do boton da campanha.

A primeira-dama e diretora-presidente da Fundação do Desenvolvimento Urbano e do Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini, recebeu o laço rosa da funcionária Edna Gama, que graças ao diagnóstico precoce superou o câncer de mama. O prefeito Paulo Duarte também foi homenageado.

Ele recebeu o broche de Maria da Glória Coelho da Silva, funcionária da Prefeitura de Corumbá há 37 anos. “A prevenção e o diagnóstico precoce ainda são as melhores formas de vencer a doença”, observou o prefeito ao assinar o Projeto de Lei que garante aos servidores municipais ausentar-se do serviço por um dia para realizar exame de controle do câncer de mama e do colo do útero.

“Essa campanha é fruto de um trabalho intersetorial. Por isso vamos intensificar ações como essa, que privilegiam a saúde da população”, complementou Paulo Duarte. O projeto será encaminhado para aprovação do Poder Legislativo. A ampliação do Centro de Saúde da Mulher também está incluída neste processo de integração, como observou a secretária municipal de Saúde, Dinaci Ranzi.

“Nós mulheres temos que nos desdobrar para cuidar da gente, do marido e dos filhos. Não podemos perder o pique e nem descuidar da saúde”, destacou. “Com o Outubro Rosa temos a chance de nos cuidar e, principalmente, despertar a importância da prevenção”, complementou a secretária municipal de Assistência e Cidadania, Andrea Ulle, que perdeu a mãe para o câncer de mama.

A campanha continua até o final do mês. No próximo dia 24, a ação preventiva será realizada na Bolívia, a partir das 08 horas. No dia 31 o encerramento será em frente à estátua do Cristo Rei do Pantanal, às 16 horas.