Banda Manoel Florêncio recebe instrumentos e ganha uma nova sede

A Banda Manoel Florêncio recebeu no fim da tarde da segunda-feira, 30 de setembro, 12 novos instrumentos, doados pelo Ministério da Cultura, por meio da Funarte (Fundação Nacional das Artes). O final da tarde foi especial para os integrantes não só da banda, mas também da Escola de Música Manoel Florêncio. Junto com os instrumentos, eles foram beneficiados também com a reforma da nova sede, serviços executados por meio de uma parceria com o 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil.

 

Os novos instrumentos entregues ontem fazem parte de um projeto encaminhado à Funarte (prêmio pró-cultura), pela própria Banda Municipal de Música Manoel Florêncio, que acabou contemplada com uma flauta, seis clarinetas em si-bemol, quatro trompetes em si-bemol e uma trompa em fá.

 

A cerimônia de entrega dos instrumentos e também da reforma da nova sede, localizada na Avenida General Rondon, entre as ruas Tiradentes e Ladário, contou com a presença do prefeito Paulo Duarte; da diretora-presidente da Fundação de Cultura, vice-prefeita Márcia Rolon; do Comandante do 6º Distrito Naval, contra-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho; do padre Pascual que representou Dom Segismundo Martínez Álvarez.

 

Para o contra-almirante Edervaldo Teixeira, a reforma do prédio que passa a abrigar a Escola e a Banda de Música, foi de extrema importância, principalmente pelo fato de ser um ambiente que contribui para a melhoria de vida das pessoas.

 

“Aqui, não estamos formando apenas músicos, mas sim cidadãos. As pessoas que aqui trabalharam fizeram isso não porque eu mandei, mas sim de coração e com muito amor, para que tudo fique muito bom”, explicou.

 

Márcia Rolon agradeceu aos parceiros, Marinha e Funarte, “que fizeram isso tudo acontecer. Agradeço em especial ao bispo, Dom Segismundo, que gentilmente nos cedeu esse prédio por um ano sem custos; a Show Tintas, que gentilmente doou o material para a reforma, e a Marinha do Brasil que colocou seus homens trabalhando aqui e, em apenas um mês e meio, conseguimos fazer a pintura e algumas reformas para que nossos 180 alunos já possam vir para esse prédio”, celebrou.

 

Uma segunda novidade é que no local contará com um curso de músico EaD (Ensino à Distância”. “Estivemos em Campo Grande e mantivemos um contato com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, pleiteando a criação de um curso de música que será ministrado por módulos. Os alunos terão aulas presenciais e também pelo sistema de Ensino à Distância. Isso nos dará mais sistematização na questão da metodologia e, dessa forma, vamos poder certificar os alunos, além de ampliarmos o estilo musical, inclusive com ritmos popular”, explicou Márcia.

 

Parceiros

 

O prefeito Paulo Duarte mais uma vez enalteceu o trabalho em parceria que vem sendo desenvolvido na sua administração. Para ele, a cerimônia realizada na nova sede da Banda Municipal de Musica Manoel Florêncio e as novidades anunciadas, só estão sendo possíveis com participação de parceiros.

 

“Agradecemos aos nossos parceiros, aos nossos amigos. Graças a eles conseguimos fazer várias mudanças nesses noves meses do meu mandato. Uma prova disso será a criação dessa academia de música que vem ao encontro ao que colocamos na campanha, que é de transformar Corumbá em um destino cultural. E as transformações começam pelas pessoas, colocando na vida delas, a arte e a cultura. E é isso que estamos começando a fazer aqui, hoje”.

 

A nova sede conta com oito salas na parte da frente e mais quatro aos fundos. Seis salas já estão prontas para comportar os ensinamentos e os ensaios do grupo. Outras duas, localizadas no piso superior, serão adequadas para atender as necessidades, obra que será executada pela Prefeitura. Outra novidade é que um dos cômodos será transformado em uma residência artística. Com a nova estrutura, mais 180 vagas devem ser abertas em 2014.