Totalmente reformado, abrigo Adiles fica pronto até novembro

Um local aconchegante e preparado para bem receber crianças de 6 a 12 anos em situação de vulnerabilidade. Uma casa onde, mesmo longe do convívio familiar, os pequenos possam receber todo suporte técnico e profissional para superarem momentos delicados de suas breves vidas, mesmo que isso demore pouco ou muito tempo. É esse o objetivo da Casa Abrigo Adiles de Figueiredo Ribeiro, localizada no bairro Guarani.

 

E para cumprir plenamente essa missão, a Prefeitura de Corumbá está reformando totalmente o prédio, que ainda ganhou novas salas, cobertura completa do pátio central e instrumentos de acessibilidade. A obra, que deve ser entregue até novembro deste ano, recebeu investimento da ordem de R$ 220 mil em recursos próprios do Município, através do Fundo Municipal de Investimento Social (FMIS).

 

“O que gostaríamos mesmo é que esse local, depois de pronto, ficasse inutilizado e ganhasse outra função. Isso significaria que nenhuma criança da nossa cidade foi vítima de violência ou de negligência da própria família”, comentou o prefeito Paulo Duarte ao vistoriar a obra na tarde dessa quinta-feira (05). “Vamos deixar esse abrigo totalmente equipado para receber, da melhor forma possível, essas crianças em situação de risco”, completou.

 

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Andrea Ulle, o Município atualmente abriga cinco crianças nessa faixa etária. “Mas a capacidade da Casa Adiles é para 20, sendo 10 meninos e 10 meninas”, explicou. Enquanto a reforma continua, essas crianças estão alojadas no Laura Pinheiro. “Por isso toda a equipe técnica daqui também está trabalhando lá”, reforçou a secretária.

 

Doze funcionários atuam no abrigo – sendo uma coordenadora, pedagoga, psicóloga, assistente social, educadores sociais, cozinheiras e auxiliares de serviços diversos – e retornarão ainda nesse ano para a nova casa. “Aqui nós refizemos toda a cobertura, telhado, forro, portas, janelas, grades e a brinquedoteca”, detalhou o secretário municipal de Obras, Luiz Mário Romão.

 

“Estamos iniciando a última fase, a de finalização”, destacou Luiz Mário. A vereadora Cristina Lanza, líder do prefeito na Câmara, também acompanhou a vistoria, que fez parte das comemorações pelos 235 anos de Corumbá.