Prefeitura iniciou nesta segunda, coleta de lixo na Estrada Parque

A Prefeitura de Corumbá iniciou nesta segunda-feira, 09, a coleta de lixo na região da Estrada Parque Pantanal Sul. Em um primeiro momento, os serviços acontecerão uma vez por semana, sempre às segundas-feiras, em toda a extensão da antiga MS 228 (Rodovia da Integração), com 120 quilômetros de extensão.

 

“Em atendimento a uma orientação do prefeito Paulo Duarte, vamos fazer a coleta de lixo em todo a extensão da Estrada Parque, iniciando pela localidade conhecida como Buraco das Piranhas, na BR 262, no sentido Corumbá”, informou o superintendente de Serviços Urbano, Willian Zimi Padilha.

 

A coleta de lixo atende a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público Federal, em atendimento às comunidades das regiões do Passo do Lontra (Rio Miranda) e Porto da Manga (Rio Paraguai). Em um primeiro momento, a Prefeitura estudou a possibilidade de realizar o serviço em duas, uma iniciando pela região do Lampião Aceso até o Porto da Manga, e a segunda, pelo Buraco das Piranhas até o Passo do Lontra.

 

No entanto, por determinação do prefeito Paulo Duarte, o serviço será em toda a extensão da Estrada Parque. “Esta é a primeira vez que a região será atendida com coleta de lixo. Vamos fazer este serviço sempre às segundas-feiras e conhecer a realidade, qual tipo de lixo, quantidade retirada, etc”, explicou Zimi.

 

Pelo TAC firmado com o Ministério Público, a Prefeitura tinha um prazo até outubro para iniciar a coleta e seria específica para atender as comunidades do Passo do Lontra e do Porto da Manga.

 

Antes mesmo do prazo, os serviços já estão acontecendo e, conforme o secretário Luiz Mário Preza Romão, de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, somente não foram iniciados antes, devido a questões legais. “O contrato com a empresa responsável completou um ano em agosto, e tínhamos que aguardar este período para ampliar os serviços, atendendo a legislação. Agora, tudo já está legalizado e iniciamos os serviços, importantes para minimizar problemas ambientais”, explicou.

 

Com 120 quilômetros, a Estrada Parque Pantanal Sul tem início na rodovia BR-262, no Buraco das Piranhas. Atravessa quatro sub-regiões do Pantanal: Miranda, Abobral, Nhecolândia e Paraguai. No seu trecho final defronta-se com a morraria do Urucum. Conta em toda a sua extensão com inúmeras pousadas, pesqueiros, restaurantes, entre outros empreendimentos voltados para a pesca esportiva e turismo ambiental.

 

Albuquerque e Morrinho

 

Com início dos serviços na Estrada Parque, a Prefeitura ampliou o seu programa de coleta de lixo que, além da área urbana, já atendia o Distrito de Albuquerque, região do Morrinho e a entrada do Assentamento Urucum. O trecho é atendido duas vezes por semana, sempre as terças e quintas-feiras.