Prefeitura apura responsabilidades sobre o acidente envolvendo trem

A Prefeitura de Corumbá já está tomando as providências necessárias no sentido de apurar responsabilidades em relação ao acidente ocorrido na quinta-feira, 05, na passagem de nível da Rua Totico de Medeiros com a Albuquerque, no Bairro Centro América, envolvendo um trem cargueiro e um veículo gol.

 

O acidente causou ferimentos em duas pessoas que estavam no interior do veículo, que foi arrastado por cerca de 50 metros pela locomotiva, que estava com 15 vagões carregados de minério. A composição seguia em direção à fronteira com a Bolívia.

 

Nesta sexta-feira, 06, a Prefeitura, por meio de uma Nota à Imprensa, explicou as providências que estão sendo tomadas.

 

Nota

 

Em relação ao acidente ocorrido no início da tarde dessa quinta-feira (5/09), envolvendo um veículo e uma composição com uma locomotiva e 15 vagões, no cruzamento das ruas Totico de Medeiros com Albuquerque, no bairro Centro América, a Prefeitura de Corumbá informa que está tomando todas as providências legais necessárias para apurar responsabilidades, inclusive enviando uma notificação a respeito do ocorrido para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

 

Tendo em vista que a ALL já foi notificada por três órgãos da administração municipal (Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Fundação de Meio Ambiente e Agência de Transporte e Trânsito de Corumbá) para apresentar o Plano de Expansão de Transporte de Carga para os trechos que coincidem com as vias públicas,  a Prefeitura vai exigir que a empresa detentora da concessão de exploração da linha férrea realize todas as ações necessárias para garantir a segurança dos munícipes dentro do que é de sua responsabilidade.

 

O Prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, ressalta que é inadmissível que se faça a exploração desse tipo de serviço, onde as composições cruzam vários trechos urbanos, sem que haja o comprometimento em garantir a limpeza e a segurança do que se chama Faixa de Servidão, que é de responsabilidade total da empresa que detém os serviços de concessão do transporte ferroviário.

 

Pela importância de se manter a segurança de nossa população, a Prefeitura informa, ainda, que não permitirá, em hipótese alguma, o aumento do tráfego de trens enquanto medidas preventivas (de limpeza e de segurança constantes) não forem tomadas.