Prefeito institui grupo por uma gestão integrada do trânsito na cidade

Durante a abertura Semana do Trânsito de Corumbá, ocorrida na manhã desta 6ª feira, 20 de setembro, o prefeito Paulo Duarte assinou o decreto municipal 1251/2013, instituindo o Gabinete de Gestão Integrada do Trânsito (GGIT). Composto por representantes de vários setores, a presidência ficou a cargo da diretora-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Silvana Ricco.

 

O ato formalizou o GGIT que tem por objetivo a integração do sistema de trânsito em nível municipal, porém respeitando a autonomia das instituições que o compõem. São elas: Agência Municipal de Transporte e Trânsito, 6º Batalhão de Polícia Militar, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança, Departamento Estadual de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal, Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos, Secretaria Municipal de Saúde.

 

Após a assinatura do documento, o prefeito destacou o importante papel dos agentes e mecanismos de fiscalização do trânsito. “Hoje, o trabalho que fazem todas as equipes é no caráter de prevenção, salvar vidas, prevenir as tragédias que todos dos dias vemos estampadas em jornais. Quando vemos esses profissionais, homens e mulheres, na rua, eles estão para cuidar de nossa segurança. Não estão com o caderninho preocupados em multar; eles estão, primeiramente, preocupados com a vida, com a nossa segurança”, disse.

 

Ele ainda citou dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) que apontam um crescimento de 98% na frota corumbaense entre 2005 e 2012, passando de 15,4 mil para 30,6 mil. “Tivemos um crescimento muito grande de veículos na cidade, isso é importante, pois todos têm o direito a conquistar seu veículo, porém mais importante é a vida”, frisou ao destacar que as ações educativas são necessárias para a construção de uma cidade mais organizada, inserindo nesse contexto todos os setores, inclusive o trânsito.

 

Presente no evento de abertura, Regina Maria Duarte, presidente do Conselho Estadual do Trânsito, destacou a limpeza e a organização da cidade com relação às questões de mobilidade urbana. “Passeei pelas ruas de Corumbá e notei, com alegria, que a cidade está muito mais limpa e ordeira do que na última vez que estive aqui, no ano passado. É visual essa mudança. O trânsito, a mobilidade urbana, o passeio mais disponível aos pedestres. A cidade está de parabéns por agraciar um prefeito que pensa na política de trânsito e mobilidade. Poucos administradores têm essa visão e sensibilidade”, discursou.

 

Já a diretora-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Silvana Ricco, anunciou a inclusão do município de Corumbá no projeto “Vida no Trânsito”. Segundo ela, Corumbá é a segunda cidade do interior de Mato Grosso do Sul que adere ao projeto que tem objetiva reduzir lesões e óbitos no trânsito. O Projeto foi iniciado em 2010 pelo Governo Brasileiro em parceira com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Bloomberg Philanthropies, fundação internacional de promoção de atividades na área social em algumas capitais do país e, hoje, se estende para o interior dos estados brasileiros.

 

Álcool e outras drogas

 

Com o tema, “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”, a Semana do Trânsito terá diversas atividades, incluindo blitze educativas, orientações sobre prevenções de acidentes, curso de monitor de educador de transporte escolar, campanha com os mototaxistas e taxistas, encontro com os centros de formações de condutores.

 

Na solenidade de abertura, realizada no auditório do Centro de Convenções do Pantanal, os alunos da escola municipal Luiz Feitosa Rodrigues apresentaram a peça teatral “Consciência nos dá Segurança” que mostrou como a falta de responsabilidade ao conduzir um veículo pode gerar conseqüências graves, sendo a pior delas, a morte. Por ano, no país, 2 milhões de pessoas morrem em decorrência de acidentes de trânsito.